Como Mafalda seria na vida real? Inteligência artificial cria 'versões humanas' da personagem; veja
Criação dos quadrinhos de Quino é reimaginada como criança e na fase adulta a partir de ferramenta tecnológica
Mafalda foi uma personagem criada em 1964 pelo humorista gráfico Joaquín Salvador Lavado Tejón — mais conhecido como Quino — e é conhecida por sua aguda perspicácia e sua preocupação com a humanidade ao seu redor. Embora sempre tenha sido um desenho, agora a inteligência artificial (IA) é capaz de imaginar como ela se pareceria na vida real, tanto quando criança quanto quando adulta.
Na primeira imagem, podemos ver Mafalda em versão adulta. Ela tem cabelos escuros cacheados, olhos verdes e segura livros. Em relação à sua vestimenta, ela usa um vestido preto com pontos brancos. Ao mesmo tempo, os traços físicos, como a boca e o nariz, são bem evidentes.
Já na segunda fotografia, a IA projetou a figura argentina como uma criança de seis anos. Ela veste um vestido vermelho e tem uma fita da mesma cor em seus cabelos. A vemos sentada em um banco, concentrada na leitura de um livro.
A ferramenta tecnológica pode criar imagens impressionantes, embora seja necessário explicar à aplicação os detalhes de como se deseja que seja o design.
Uma das plataformas mais utilizadas pelas pessoas é o Copilot, o assistente da Microsoft que vem com tecnologias avançadas de IA geradas pelos últimos modelos de linguagem da OpenAI, GPT-4 e DALL·E 3. Além disso, o chatbot é capaz de fornecer respostas "rápidas, complexas e precisas" e, ao mesmo tempo, pode criar fotografias "impressionantes" a partir de simples descrições textuais.
Quando as pessoas solicitam à IA da Microsoft que projete uma imagem de como seria na vida real um personagem animado, o aplicativo gera duas possibilidades realistas.
Quem é Mafalda (segundo a IA)
Ao consultar o ChatGPT, outra ferramenta de inteligência artificial usada para realizar pesquisas, o aplicativo indica que Mafalda é uma "menina de seis anos com uma personalidade forte e uma mente aguda". Nesse sentido, a IA explica que ao longo da história em quadrinhos, a personagem interage com seus pais, amigos e outros personagens secundários, que representam diferentes aspectos da sociedade e da política.
"Através de suas observações perspicazes, Mafalda se preocupa com questões como a paz mundial, a injustiça, a política e o consumismo", afirma a IA. Ao mesmo tempo, a ferramenta destaca que ela é "um personagem atemporal que serve de inspiração para aqueles que buscam uma abordagem humorística e perspicaz sobre a sociedade e o mundo ao nosso redor".