Estrutura de decoração carnavalesca despenca e bloqueia tráfego em ponte no Centro do Recife
Ponte Buarque de Macedo está temporariamente bloqueada
Uma estrutura da decoração carnavalesca do Recife na Ponte Buarque de Macedo, na região central da capital pernambucana, despencou na manhã desta sexta-feira (26), por volta das 9h45 Na queda, o pórtico chegou a atingir um veículo.
O pórtico estava sendo montado na cabeceira da ponte, na rua Martins de Barros, diante da Praça da República, no bairro de Santo Antônio.
Com a queda, a ponte, que está sendo utilizada como uma das saídas do Bairro do Recife, teve o trânsito temporariamente bloqueado - a passagem foi liberada por volta das 12h40. Agentes e orientadores de trânsito estão no local monitorando e orientando o tráfego, que foi desviado para Ponte Maurício de Nassau.
Cerca de uma hora e meia após o incidente, um caminhão munck chegou ao local para retirar a estrutura que será reposta, posteriormente, com mais segurança.
O carro atingido, um Voyage 2013, estava parado no semáforo na ponte, e a condutora avançou quando ouviu o barulho da estrutura caindo, mas chegou a ser atingido no capô.
No local, foram registrados ventos com velocidade média de 26,8km/h, considera normal para o mês de janeiro. Esta semana a capital pernambucana registrou sua máxima no domingo (21), com rajadas de vento de 33,9 km/h.
O carro estava sendo guiado pela motorista de aplicativo Alessandra Albuquerque, 45 anos, que retornava de uma corrida para o Marco Zero, onde deixara uma passageira. "O sinal fecha, eu paro na faixa, e só escuto depois o estrondo, a estrutura caindo. Eu tava atenta ao sinal, e já saí de imediato, mas escutei todo o barulho no meu carro", contou ela.
"Eu tive a sensibilidade de ouvir o barulho e sair com muita rapidez", resumiu.
A motorista não ficou ferida no acidente. "Saí [do veículo] meio nervosa, sem saber o que estava acontecendo. Quando fui avaliar, a estrutura danificou meu carro, mas, graças a Deus, não aconteceu nada de grave comigo".
Segundo Alessandra, ela foi "muito bem assistida" pela polícia e agentes de trânsito que estavam no local. "O pessoal da empresa disse também que tudo seria resolvido".
Um representante da Fundação de Cultura do Recife procurou Alessandra para falar sobre a cobertura ao dano. Ela terá que prestar um Boletim de Ocorrência, e, posteriormente, o órgão irá entrar em contato com a motorista.
Por meio de nota, a Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) informou que acionou a empresa contratada para montagem dos pórticos do Carnaval para providenciar os reparos, e que uma equipe já está na Ponte Buarque de Macedo trabalhando.
"A FCCR determinou a imediata abertura de um procedimento administrativo e vai investigar possíveis inconsistências técnicas durante a realização do serviço. Se constatada falhas, a mesma será punida e chamada a ressarcir algum dano material que possa ter acontecido a terceiros e ao erário público", informou a FCCR.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) também foi acionada para desviar temporariamente o trânsito na região central e desbloquear o tráfego na Ponte Buarque de Macedo.