IÊMEN

UNCTAD: tensões no Mar Vermelho são ameaça para as cadeias de abastecimento globais

Efeito dos ataques traduz-se em distâncias maiores das viagens de carga

Rebeldes Huthis - Mohammed Huwais/AFP

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) afirmou nesta sexta, 26, que está "preocupada" com os conflitos que acontecem no Mar Vermelho e têm causado perturbações no comércio global, que reduziu 42% do trânsito de navios pela região no último mês.

"As interrupções representam uma ameaça direta às cadeias de abastecimento globais", afirma, que se soma às mudanças no abastecimento causadas pela guerra na Ucrânia para aumentar os riscos de elevação dos preços de energia e de alimentos.


"As perturbações nos embarques de cereais provenientes da Europa, da Rússia e da Ucrânia representam riscos para a segurança alimentar global, afetando os consumidores e reduzindo os preços pagos aos produtores", afirma a instituição.

Paralelo a isto, a Conferência destaca preocupações com o Canal do Panamá, outra importante rota comercial global, que está sofrendo com a diminuição dos níveis de água. A escassez, por sua vez, reduziu o trânsito de navios pela região em 36% no último mês, em comparação com mesmo período do ano anterior. As mudanças climáticas na região devem trazer "impactos duradouros" na cadeia de abastecimento global.

O efeito destas perturbações traduz-se em distâncias maiores das viagens de carga, além de custos comerciais crescentes e um aumento nas emissões de gases com efeito de estufa, afirma a UNCTAD. "Evitar o Canal de Suez e do Panamá exige mais dias de transporte, resultando em aumento de despesas", escreve, ao destacar que os preços da energia estão aumentando à medida que o trânsito de petróleo é interrompido, afetando diretamente o fornecimento de energia na Europa e em outras regiões.