Carnaval tradicional

Aurora dos Carnavais: desfile de blocos líricos embeleza o Centro do Recife com a tradição da folia

Desta vez, o evento homenageia Lêda Alves e Miriam Leite

Diversos grupos desfilaram no segundo dia do Aurora dos Carnavais - Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

O segundo e último dia do 25º Encontro de Blocos de Pau e Cordas – Aurora dos Carnavais consolidou o sucesso da inovação no formato, com um dia a mais. Pela primeira vez, o evento foi realizado no sábado e no domingo e atraiu dezenas de foliões para ver a tradição do Carnaval pernambucano, na Rua da Aurora, área central do Recife.

Tanto a organização quanto as pessoas que desfilam nos blocos aprovaram a ampliação. "Os blocos ficaram com mais tempo para cantar mais músicas e evoluir. Tivemos uma boa receptividade do público e eu acho que foi ótimo esse formato", afirmou uma das organizadoras, Wena Lúcia.

Integrantes do único bloco de Jaboatão dos Guararapes, o Flabelo do Amor, Joelma Evaristo e Tatá Monteiro estavam encantadas com mais uma apresentação, dessa vez com tempo maior, graças ao dia acrescentado. "Essa é uma festa que a gente ama. Então, quanto mais tempo para desfilar nós tivermos, melhor será", destacou Tatá Monteiro, que há seis anos desfila no Aurora dos Carnavais com o Flabelo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

Já a presidente e fundadora do bloco, Joelma Evaristo, sempre desfila com o filho, Victor, de 10 anos, garantindo a continuidade do amor pelo Carnaval nas próximas gerações.

"Ele vem comigo desde o ventre e hoje em dia, quando não está na época do Carnaval, fica me perguntando quando será o próximo desfile. Eu participei do Aurora dos Carnavais durante 16 anos, pelo Bloco Flor da Lira, de Olinda. Há sete anos, venho com o Flabelo do Amor, de Jaboatão, e acho que com dois dias ficou mais tranquilo para a gente flabelar no palco, se apresentar e curtir essa festa", comemorou Joelma.

A cidade de Carpina, na Mata Norte, também esteve representada no Aurora dos Carnavais, com o bloco Flor de Tamarindo. "Estamos muito felizes em participar desse Carnaval raiz, trazer esse lirismo. Nosso bloco surgiu com o propósito de resgatar a tradição do Carnaval em Carina. É muito gratificante participar do Aurora dos Carnavais", comentou a presidente, Maria Aparecida.

Ao todo, 27 agremiações participaram do evento este ano, 13 no sábado e 14 ontem. Nesta edição, o desfile prestou homenagem a Lêda Alves, madrinha do Aurora dos Carnavais, e Miriam Leite, Dama dos Blocos de Pau e Cordas, ambas falecidas em 2023.