operação

PF diz ter apreendido computador da Abin na casa de servidora

Operação que apura indícios de um esquema de espionagem ilegal tem como principal alvo o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro

Polícia apreende computadores e celular na casa de Giancarlo Gomes Rodrigues - Divulgação/PF

Os agentes da Polícia Federal (PF) apreenderam na manhã desta segunda-feira (29) um computador da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na operação que tem como alvo o vereador do Rio, Carlos Bolsonaro. Fontes da PF relataram que um equipamento da Abin foi recolhido pelos policiais na residência de um dos alvos da operação, casado com uma servidora da agência. A corporação ainda não esclareceu se o computador pertence à essa servidora.

O filho do ex-presidente é investigado por indícios de um esquema de espionagem ilegal na Abin durante o governo de Jair Bolsonaro, suspeito de ter sido um dos destinatários das informações levantadas de forma clandestina. O caso foi revelado pelo jornal O Globo em março do ano passado.

Apreensão de telefones
O Globo apurou que os agentes que cumprem os mandados de busca e apreensão levarão, além dos aparelhos de Carlos Bolsonaro, os telefones e notebooks de quem a PF tiver dúvida sobre quem é o dono.

Um dos mandados de busca e apreensão cumpridos pela PF contra a suposta espionagem ilegal na Abin foi na casa de Angra dos Reis, na Costa Verde, onde a família Bolsonaro se reuniu no fim de semana para realizar uma live.