Carnaval do Recife: mais de 2,5 mil profissionais trabalham na limpeza e manutenção no período
Os trabalhadores do órgão contarão com 10 caminhões-pipa, 18 compactadores de lixo e 5 ecobikes para a execução das intervenções de coleta, limpeza e destinação correta dos resíduos
Antes, durante e depois do Carnaval, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) realiza ações de limpeza para promover mais conforto e segurança aos foliões durante a festividade.
Serão 2,5 mil profissionais envolvidos nas ações de limpeza e manutenção. Os trabalhadores do órgão contarão com 10 caminhões-pipa, 18 compactadores de lixo e 5 ecobikes para a execução das intervenções de coleta, limpeza e destinação correta dos resíduos gerados durante a festa, bem como materiais que serão utilizados durante os serviços: 4,6 milhões de litros de água; 7.200 litros de essência; 450 kg de Enzilimp; e 2.230 litros de detergente.
"Será montada uma cabine de operação na Rua Álvares Cabral, onde teremos, desde a quinta-feira (8), durante os seis dias de folia, dois mil homens envolvidos em toda a operação de limpeza urbana, tanto do Bairro do Recife quanto dos polos descentralizados. Todos os dias, todas as ruas do bairro do Recife e os polos descentralizados serão lavados com carro-pipa, de forma que a gente possa entregar para a população, todo dia, um novo carnaval limpo, uma cidade limpa, para o folião poder aproveitar o máximo a cidade e a folia", afirmou o diretor de limpeza urbana da Emlurb, Daniel Saboya.
Na Rua Álvares Cabral também será disponibilizada uma cabine de comercialização para os catadores. A expectativa é que o número de materiais recolhidos ultrapasse as 400 toneladas alcançadas em 2023.
"Nessa cabine de comercialização, estarão envolvidos catadores das cooperativas parceiras da prefeitura. Esses catadores estarão recebendo diária para trabalhar na triagem do material coletado. Com todo EPI, farda e alimentação para que eles possam trabalhar com conforto nessas cabines. E os catadores autônomos que trabalham na rua coletando podem vender o material nessa cabine e vão receber o pagamento à vista no momento da venda", afirmou.
Os foliões também poderão fazer o descarte correto de lixo reciclável em 70 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados nos polos de festividades da cidade. Equipamentos e espaços públicos serão protegidos com 15 mil metros quadrados de tapumes e haverá reforço na iluminação nos pontos de folia.