GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Assessor de Biden e ministro israelense se reúnem nesta quarta

Pauta da reunião inclui os planos de Israel após o fim da guerra com o movimento islamista palestino Hamas

Fumaça subindo sobre a Faixa de Gaza durante o bombardeio israelense - Jack Guez/AFP

O assessor de Segurança Nacional americano, Jake Sullivan, e o ministro israelense de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, se reunirão nesta quarta-feira(31), declarou à AFP uma fonte próxima que obteve informações sobre o encontro.

A fonte confirmou notícias publicadas pela plataforma Axios, que antecipou que a pauta inclui os planos de Israel após o fim da guerra com o movimento islamista palestino Hamas em Gaza.

A reunião foi marcada enquanto Estados Unidos, Egito e Catar tentam convencer Israel e Hamas a alcançarem um cessar-fogo.

Em novembro, uma trégua de uma semana permitiu a libertação de 105 reféns em Gaza e de 240 prisioneiros palestinos detidos por Israel.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, retornará ao Oriente Médio "nos próximos dias", anunciou nesta quarta-feira uma autoridade americana.

A fonte não informou quando nem os países que serão visitados por Blinken, que já viajou várias vezes à região desde o início do conflito em 7 de outubro.

A guerra eclodiu após um ataque sem precedentes de combatentes do Hamas em território israelense que deixou 1.140 mortos, em sua maioria civis, segundo uma contagem da AFP com base em dados oficiais.

Cerca de 250 pessoas foram sequestradas e levadas para a Faixa de Gaza. Segundo as autoridades israelenses, 132 reféns continuam retidos, 29 deles estariam mortos.

Em resposta, Israel prometeu "aniquilar" o Hamas e lançou uma vasta operação militar que deixou até o momento 26.900 mortos, em sua maioria civis, segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo Hamas desde 2007.