Paulo Coelho é listado entre escritores superestimados e celebra: "Estou em ótima companhia"
Na lista, autor está acompanhado de nomes como J.R.R. Tolkien, Stephen King e Dan Brown
O escritor Paulo Coelho foi citado em uma lista de "autores mais superestimados", criada pela agência de comunicação francesa Espresso. Em resposta à crítica, o também compositor que ocupa a 21ª cadeira da Academia Brasileira de Letras, fez uma publicação em suas redes sociais celebrando a presença na lista, na qual está acompanhado de nomes consagrados da literatura mundial.
Em suas redes sociais, o escritor brasileiro brincou e celebrou a menção ao lado de personalidades sigficativas. Em uma publicação no X, antigo Twitter, ele escreveu: "Os autores mais superestimados da literatura. Estou em ótima companhia".
Listados na publicação da agência estão nomes como J.R.R. Tolkien, autor de "O Senhor dos Anéis"; Stephen King, dono de obras aterrorizantes como "O Iluminado" e "It: A Coisa"; Dan Brown, escritor dos livros "Anjos e Demônios" e "O Código Da Vinci"; Gabriel García Marquéz, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982 e autor da obra "Cem anos de solidão"; entre outros escritores renomados.
Sobre Paulo Celho, consagrado por publicações como "O Diário de um Mago" e "O Alquimista" — livro brasileiro mais vendido no mundo, com 65 milhões de cópias e traduzido em 68 idiomas —, a lista afirma que "as frases complicadas de Coelho tendem a deixar os leitores questionando o seu significado e sua importância".
Veja lista completa:
- James Patterson;
- Paulo Coelho;
- Dan Brown;
- Alexandre Dumas;
- J.R.R. Tolkien;
- Stendhal;
- Gabriel García Márquez;
- Marcel Proust;
- Stephen King;
- Charles Bukowski;
- James Joyce;
- Gustave Flaubert;
- C.S. Lewis;
- Kurt Vonnegut;
- George R.R. Martin;
- E.L. James;
- Ernest Hemingway;
- J.D. Salinger;
- J.K. Rowling;
- Frank Herbert