POLÍCIA

Policial civil reage a assalto e morre após ser baleado em Olinda

Criminosos estavam nas proximidades do Espaço Ciência, quando abordaram o policial e dois amigos dele que passavam de bicicleta pelo local

Natanael Nazareno era policial civil e tinha 56 anos - Reprodução/Instagram

O comissário especial da Polícia Civil de Pernambuco Natanael Nazareno Neto, de 56 anos, morreu após ter sido baleado em um assalto, na noite de quinta-feira (1º), no bairro de Santa Tereza, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O crime aconteceu por volta das 21h30. A Polícia Civil investiga o caso como latrocínio, quando há roubo seguido de morte. Segundo a Polícia Militar, o comissário reagiu ao assalto.

Segundo as primeiras informações, os criminosos estavam nas proximidades do Espaço Ciência, quando abordaram o policial e dois amigos dele que passavam de bicicleta pelo local. Cerca de oito criminosos teriam participado da investida. 

Natanael foi baleado em uma das pernas e foi socorrido em estado grave para o Hospital Tricentenário (HTri), em Olinda, de onde depois foi transferido para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife. O HR confirmou a morte do policial civil por volta das 8h15 desta sexta-feira. 

Dois suspeitos de envolvimento no crime, de 24 e 27 anos, foram presos ainda na quinta-feira e encaminhados à delegacia, de acordo com nota da Polícia Civil de Pernambuco divulgada nesta sexta-feira (2). Por não haver "naquele momento, elementos flagranciais suficientes, os suspeitos foram ouvidos e liberados", disse a corporação.

Outros dois homens também envolvidos no crime foram presos nesta sexta-feira. "Durante a ação desta sexta-feira, um dos suspeitos reagiu à prisão, houve troca de tiros, um dos homens foi atingido e encaminhado para uma unidade hospitalar, onde está custodiado. Na ação, uma arma foi apreendida com os suspeitos", explicou a Polícia Civil. 

"Um inquérito policial foi instaurado para apurar todos os fatos", afirmou a Polícia Civil, acrescentando que o crime é investigado pela 9ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH).

A Polícia Militar de Pernambuco foi acionada por meio do 1º Batalhão da Polícia Militar. A corporação afirmou que o policial civil "reagiu, foi baleado e não resistiu ao ferimento, e foi a óbito".

"O efetivo realizou buscas e prendeu dois suspeitos em uma motocicleta. Uma das vítimas reconheceu os envolvidos, mas a outra não", disse a Polícia Militar. As duas bicicletas roubadas foram recuperadas.

A Polícia Civil informou que o velório de Natanael Nazareno Neto será nesta sexta-feira, a partir das 14h, no Cemitério Parque das Flores, em Tejipió, na Zona Oeste do Recife. O sepultamento será no sábado (3), às 9h, no mesmo local. 

SDS lamenta morte
Por meio de nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) afirmou que, junto às demais forças operativas, lamenta a morte de policial e "se solidariza com sua família, amigos e colegas de profissão".

"Nossa gratidão pelo serviço prestado desde 1987, quando ingressou na Polícia Civil, e trabalhou para promover a Segurança em nosso Estado. Que Deus console o coração de todos", diz a nota. 

A Polícia Civil também lamentou a morte do comissário. "A PCPE expressa a solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de trabalho nesse momento de dor".