Arbitragem

Santa Cruz protocola ofícios cobrando medidas contra erros e pede afastamento de árbitros

Tricolor protesta contra dois lances no Campeonato Pernambucano

Estádio do Arruda - Rafael Melo/SCFC

Se sentindo prejudicado nas duas últimas partidas do Campeonato Pernambucano - contra Náutico e Porto -, o Santa Cruz abriu, nesta sexta-feira (02), dois ofícios junto à Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e à Comissão Estadual de Árbitros de Futebol de Pernambuco (CEAF/PE). O Tricolor cobra que medidas sejam tomadas e que os árbitros envolvidos sejam afastados; confira a nota. 

"Em decorrência dos erros em lances capitais nas últimas partidas disputadas pelo Santa Cruz no Campeonato Pernambucano de 2024, a direção do Clube protocolou dois ofícios junto à Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e à Comissão Estadual de Árbitros de Futebol de Pernambuco (CEAF/PE) cobrando medidas firmes para impedir que tais falhas sigam a prejudicar a imagem e a competitividade da competição. Além de propor melhorias na formação do quadro de arbitragem, o Clube pediu - preventivamente - o afastamento dos envolvidos em tais erros das partidas envolvendo o Santa Cruz Futebol Clube. A direção se reunirá tanto com a FPF quanto a CEAF/PE para discutir os ocorridos e se colocar à disposição para trabalhar pela melhoria do futebol no Estado de Pernambuco".

Segundo a assessoria de comunicação tricolor informou à reportagem da Folha de Pernambuco, os lances que o Santa Cruz protesta são em relação ao gol anulado de João Diogo diante do Porto, na última quarta-feira (31) e um suposto pênalti contra o Náutico - lance de mão dentro da área pelo zagueiro Rafael Vaz -, na derrota no Clássico das Emoções por 2x1. 

João Diogo, protagonista do gol anualado diante do Porto, se diz frustrado por toda a situação e pede que o protocolo de arbitragem seja revisado. “Para mim foi muito frustrante. Eu creio que eles precisam rever essas situações. Já estava terminando de comemorar o gol quando olhei para trás e vi que meus companheiros estavam questionando a decisão do árbitro”, reclamou. 

Bronca coletiva 

O Santa Cruz não é o único clube que se pronunciou contra os erros de arbitragem neste Campeonato Pernambucano de 2024. O Sport, depois da vitória diante do Afogados, também criticou a gestão da competição e a condução das arbitragens.  "Temos observado uma repetição de performances de arbitragem no campeonato que causa uma preocupação grande. Quando olhamos para o campeonato este ano, vemos porque está tão desvalorizado. Um nível de organização muito ruim", disse o diretor rubro-negro Guilherme Falcão.