Carnaval 2024: em post, Leonardo DiCaprio cita enredo do Salgueiro em defesa do povo Yanomami
DiCaprio escreveu um texto, que foi postado acompanhado de um vídeo mostrando as belezas da Amazônia e o grupo indígena que vive no local
O ator e ambientalista Leonardo DiCaprio recorreu a seu perfil numa rede social para reforçar a importância da preservação de terras indígenas. Ele citou o enredo do Salgueiro deste ano — chamado "Hutukara", que homenageia povo Yanomami e faz alerta para a situação da Amazônia — e criticou a "violência brutal de garimpeiros e seus financiadores".
DiCaprio escreveu um texto, que foi postado acompanhado de um vídeo mostrando as belezas da Amazônia e o grupo indígena que vive no local, destacando o samba-enredo do Salgueiro, que homenageia o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, assassinados em 2022 durante uma viagem pelo Vale do Javari.
"O ritmo do samba ajuda a proteger o maior grupo indígena da Amazônia, que vive em relativo isolamento – o povo Yanomami. Durante anos, o povo Yanomami sofreu violência brutal por parte dos garimpeiros e de seus financiadores. A mineração ilegal contaminou as suas águas e levou a uma crise humanitária", escreveu DiCaprio.
Ele continuou com uma citaçãode Davi Kopenawa, xamã e líder espiritual Yanomami: “Queremos sua ajuda. Queremos que você defenda nosso planeta Terra, nossa saúde, nossa língua, nosso xamã, nossa sabedoria, nossa canção, nossa alegria. É por isso que você está escolhendo uma música muito importante para todos ouvirem”.