abertura

Abram alas para a folia! Carnaval do Recife é iniciado no Marco Zero

Última atração será Raphaela Santos, que subirá ao palco já nesta sexta-feira (9)

Início da folia no principal polo do Recife é marcado por uma Clarinada - Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

O Carnaval do Recife de 2024, oficialmente, começou. A abertura acontece no Marco Zero da cidade, no Bairro do Recife, nesta quinta-feira (8), com uma sequência de apresentações musicais, com destaque para a expressão artística local.

O início da folia no principal polo da capital pernambucana é marcado por uma Clarinada.

Na sequência, o Ubuntu fez uma lavagem simbólica no Marco Zero e também nas ruas próximas para pedir proteção no período carnavalesco.

Celebrando os 80 anos de Naná Vasconcelos, Tumaraca subirá ao palco na sequência, com a participação do Olodum e de Nações de Maracatu de Baque Virado.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

 

Dj Pepe Jordão, Orquestra Popular, Maestro Ademir Araújo, Marron Brasileiro e André Rio também se apresentarão no evento de abertura.

Às 22h, o manguebeat será evidenciado em cima do palco com Louise, Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salú, Toca Ogan e Nailson Vieira.

Às 23h40, está prevista a entrada do cantor Gilberto Gil. Instantes antes da abertura, ele esteve no palco para passagem de som, contagiando os foliões que passavam pelo Marco Zero. Ele tocou clássicos como “Maracatu Atômico”, “Atrás do trio elétrico” e “Realce”.

A última apresentação faz alusão à cultura brega local. Raphaela Santos, A Favorita, chega para encerrar a festa.

Presente na festa, o prefeito João Campos, que descoloriu os cabelos antes da abertura oficial do Carnaval,
ressaltou a novidade da antecipação da abertura do Carnaval, que tradicionalmente ocorria na sexta, mas que neste ano foi antecipada para a quinta.

“Hoje teremos um dia muito importante. O Tumaraca convidou o Olodum. São os tambores do Nordeste pela paz. Haverá um grande encontro em homenagem a Chico Science e ao Manguebeat. Também teremos uma das maiores estrelas da cultura e música brasileira, Gilberto Gil, além de Raphael Santos fechando com o nosso brega”, comemorou. 

O gestor também reforçou ainda a importância financeira da realização do Carnaval, gerando impacto tanto no comércio formal como no informal. 

“Temos uma movimentação econômica estimada superior a R$ 2,4 bilhões. Para além da festa, da cultura, da própria cadeia produtiva, temos diversas atividades que geram muita renda. Então você imagina um salão de beleza de uma pintura de descolorir cabelo, como eu fiz, ou quem faz fantasia, maquiagem, espetinho, que vende cerveja ou caldinho…isso movimenta muita renda. Não só pela parte formal, com grandes hotéis e companhias de turismo, mas principalmente a economia informal que aquece no período, com dinheiro vindo de fora com os turistas”, celebrou.