Olinda

Carnaval de Olinda: cortejo especial de Patrimônios Vivos dá início à folia na Marim dos Caetés

O Homem da Meia-Noite, Elefante de Olinda, Pitombeira dos Quatro Cantos e a TCM Cariri Olindense iniciam festa

Cortejo passou pelas principais ruas do Centro Histórico - Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Com um dia a mais de folia em relação aos últimos anos, o Carnaval de Olinda foi oficialmente aberto nesta quinta-feira (8) e tem programação recheada até Terça-feira Gorda. O início dos dias de festa contou com cortejo especial dos Patrimônios Vivos do Estado de Pernambuco: O Homem da Meia-Noite, Elefante de Olinda, Pitombeira dos Quatro Cantos e a TCM Cariri Olindense.

A concentração do cortejo começou por volta das 17h, nos Quatro Cantos, e seguiu pelas principais ruas do Centro Histórico. 

Porta-estandarte do Cariri Olindense há mais de 20 anos, Alexandre Cortez ressaltou a tradição da TCM. 

"O Cariri abre o Carnaval de Olinda há mais de cem anos, a chave está no estandarte simbolizando a abertura da festa. A gente antecipou um dia, mas vale a pena porque é mais tempo para o folião brincar", disse Alexandre. 

Ismar Santos, passista da Cia Brasil por Dança, comentou sobre a emoção de participar da abertura do Carnaval de Olinda com um elemento tão fundamental da cultura pernambucana: o frevo. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

"A emoção é inexplicável, de poder ver as crianças participando e abrindo o primeiro dia de Carnaval. Ver esse povo fervendo e brincando com a gente", afirmou. 

Após o cortejo dos Patrimônios Vivos, tem início as apresentações artísticas no palco principal do Polo Erasto Vasconcelos, na Praça do Carmo. 

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, acompanhou a abertura do Carnaval da cidade em um camarote dos patrocinadores oficiais no topo da Igreja do Carmo. Ele recebeu figuras como a governadora Raquel Lyra e o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. 

De acordo com Lupércio, a expectativa da prefeitura para a abertura do Carnaval de Olinda era de pelo menos 70 mil pessoas na Praça do Carmo. O prefeito destacou a importância da festa para a cidade. "Vão ser mais de 35 mil empregos diretos e indiretos e mais de 400 milhões de reais que vão circular pela cidade. Mesmo sendo um emprego temporário, isso soma para o orçamento das pessoas". 

Os shows serão de Ed Carlos, Maciel Salú, Nação Zumbi e, por fim, o rei do Carnaval de Olinda, Alceu Valença.