Esquenta

Tradicional café da manhã prepara público para desfile do Galo da Madrugada

A mesa é composta por mais de mil pães

Café da manhã do Galo da Madrugada - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Para enfrentar o 45º desfile do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de Carnaval do mundo, os foliões precisam de reforço para percorrerem os 6,5 km do trajeto, neste sábado (10). São nove horas de folia.

O tradicional café da manhã reuniu diversas personalidades, como de costume, no Forte das Cinco Pontas, no centro do Recife. O buffet foi assinado pelo chef Luiz Rolim pelo quarto ano.

A mesa é composta por 1.200 pães, 800 mini-bolos, um bolo de noiva pernambucano de 8kg, 10kg de cuscuz paulista, cachorro quente, 17 quiches e salada de frutas.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi recebido pelos foliões, na entrada do Forte das Cinco Pontas, com carinho e aplausos. Ele prometeu que vai visitar todos os polos descentralizados do Recife. Das 3 mil apresentações durante a Folia de Momo, 98% são da terra. Ele reafirmou o compromisso de manter uma festa democrática e alegre para as pessoas.

"Esse é o Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo, que já esteve, inclusive, no Guinness Book [livro dos recordes], comprovando internacionalmente. Eu adquiri o 'nevou' [no cabelo], porque, além da bricadeira, tem um sentido e é um movimento que pede respeito pela periferia, da cultura e da resiliência da nossa gente. Tudo para dizer que no Recife não cabe preconceito", salientou o gestor.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), chegou ao local esbanjando alegria, ao lado da vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), e destacou que os grupos de trabalho que organizam a Folia de Momo no Estado trabalham desde setembro de 2023 para que a festa transcorra de forma tranquila.

"Desde a metade do ano, a gente já vem trabalhando na formação da grade do Carnaval. Já fizemos mais de mil contratos. Vale destacar que a parceria com as prefeituras têm sido fundamental para que isso possa acontecer, afinal de contas, a festa se dá no território, e ainda mais passando de geração em geração. Eu quero convidar a todos para brincar o Carnaval mais bonito que Pernambuco já viu. Nossa rede hoteleira está lotada, os bares e restaurantes estão felizes e os patrocinadores também, para investirem em Pernambuco e gerarem emprego, renda e felicidade no coração da gente", disse ela, que confirmou presença nos carnavais de outros municípios, como Bezerros, Vitória de Santo Antão, Nazaré da Mata, Paudalho, entre outros.

Vestido de “garçom”, o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses, falou, durante o tradicional café da manhã do bloco, no Forte das Cinco Pontas, na área central do Recife, neste sábado (10), sobre a homenagem deste ano, que é a Reginaldo Rossi, mas que se estende aos garçons.

Uma das músicas do eterno rei do brega destacou a profissão: “Garçom, aqui, nessa mesa de bar, você já cansou de escutar centenas de casos de amor”, dizem os versos. 

"O garçom tem uma grande missão que é servir. É exatamente isso que o Galo faz. Ele gosta de servir ao seu público, trazendo os trios, cantores, fantasias e carros alegóricos, para fazer a festa do povo, e é isso que a gente sempre fez e sempre faremos. Vamos trazer frevo, maracatu, caboclinho e um pouco de brega também para os foliões se deliciarem no desfile do Galo da Madrugada", declarou Meneses.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

O deputado federal e presidente do União Brasil, Luciano Bivar, também marcou presença no evento. Ele considerou o momento como 'um marco cultural'.

"É interessante que a gente cultive e cultue essa tradição para nós pernambucanos e para nós recifenses", declarou.

Depois de ter viralizado nas redes sociais por aprender a falar português com sotaque nordestino, o japonês Ryu Uchihara participou pela primeira vez do café da manhã. Ele também aderiu a moda de 'nevar' o cabelo, pintando-os de branco, assim como fez o prefeito do Recife, João Campos.

"É tudo uma loucura agora! Eu não imaginava que ia 'nevar' o cabelo e sentir frio aqui no Recife. Eu vim aqui para passar o maior Carnaval em linha reta do mundo. Eu vou continuar aqui no Recife", afirmou ele, que manifestou interesse de residir na capital pernambucana.