Encontro dos bonecos gigantes arrasta multidão no Alto da Sé, no Sítio Histórico de Olinda
Gigantes impressionam pela semelhança física com os homenageados
A 14ª edição da Apoteose dos Bonecos Gigantes começou a desfilar no Alto da Sé, no Sítio Histórico de Olinda, na manhã desta segunda-feira (12). As esculturas foram produzidas pela equipe do artista plástico Leandro Castro, da Embaixada de Pernambuco - Bonecos Gigantes de Olinda.
O acervo possui mais de 700 esculturas de figuras notórias, mas 100 delas são selecionadas para participar do cortejo. A semelhança física das artes com os respectivos homenageados impressiona o público. Segundo Castro, o segredo é aliar o amor pelos famosos com uma dose de polêmica, daí sai todo sucesso e tradição dos bonecos.
“A gente se junta para fazer a alegria do pessoal no Carnaval, mas junto com ídolos só que numa proporção gigante. Para uma pessoa carregar cada boneco, é preciso gostar muito de festa, celebrar e incorporar aquele personagem”, diz ele.
Entre as caricaturas, estão personalidades nacionais e internacionais, como, por exemplo, Silvio Santos, Bianka Carvalho, a rainha Elizabeth, Ayrton Senna, rei Charles, Chico Science, Datena, Reginaldo Rossi e Maradona.
A servidora pública Brenda Azevedo saiu de Cruzeta, no interior do Rio Grande do Norte, para acompanhar o evento. Fantasiada de M&M, ela e toda a família tiraram fotos com o boneco do mestre Ariano Suassuna, boneco preferido deles.
“É a segunda vez que a gente sai do Rio Grande do Norte. O que nos traz aqui é a alegria e a festa bonita que o povo daqui sabe fazer. Adoramos o Carnaval de Olinda e hoje escolhemos prestigiar os bonecos gigantes, porque a gente veio a primeira vez [em 2017] e amou. Escolhemos essa fantasia [de M&M] para que envolvesse todo mundo e ela está fazendo sucesso. As crianças, por exemplo, estão adorando”, disse.
"Vim do Rio de Janeiro e estou adorando. É maravilhoso e eu quero voltar mais vezes. O melhor Carnaval está em Pernambuco, sim. É verdade, e olha que eu gosto do Carnaval do Rio de Janeiro, hein?! Todos os bonecos estão maravilhosos. Até quarta-feira estaremos aqui no frevo", contou o gerente de compras Fábio Aguiar, de 48 anos, que estava com o companheiro, o comerciante Fábio Vieira, de 44 anos, e a amiga Janiere Marta, 54.
Quem também comemorou o desfile no Alto da Sé foi o guia de turismo Ricardo Andrade, que levou toda a família. A filha dele, a pequena Maria Eduarda, de 5 anos, estava fantasiada de Cleópatra.
"Muito gratificante estar aqui prestigiando o Carnaval de Olinda. A minha família se preparou para vir aqui hoje, especialmente para trazer minha filha, que está de Cleópatra"", pontuou ele, que estava fantasiado de pirata e dançando ao som do frevo.
Carminha Augusta, de 51 anos, é empregada doméstica e saiu de Camaragibe para acompanhar os bonecos. Ela tem presença marcada todos os anos.
“Eu não perco um ano desses bonecos. Para mim, este é o melhor Carnaval. O meu boneco preferido é o de Zezé di Camargo. Eu já tirei várias fotos com vários bonecos para mostrar a minha família”, pontuou ela.
Até Fiona saiu do ‘reino de Tão, Tão Distante’, do ‘quarto mais alto, da torre mais alta’ para as ladeiras de Olinda, interpretado pela administradora recifense Alexandra dos Anjos, de 46 anos.
“Eu tenho muito amor pelo Carnaval. Acompanho desde que era bebê. Tem que ter muito amor para vir vestida assim, nesse calor. Ainda está faltando o meu Shrek, mas tá tudo bem. O importante é aproveitar o Carnaval”, disse ela, aos risos.
A apoteose se encerrou por volta das 11h10, quando os bonecos chegaram na altura da Prefeitura de Olinda, no Varadouro. Outro desfile com os bonecos está programado para esta terça-feira (13), na Praça do Arsenal, por volta das 16h.