REPERCUSSÃO

De Regina Duarte a Susan Sarandon: personalidades da cultura reagem às falas de Lula sobre Israel

Presidente recebeu críticas e elogios de artistas após comparar tragédia humanitária em Gaza com Holocausto

Presidente Lula - Ricardo Stuckert/Presidência da República

Personalidades do mundo da cultura repercutiram as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o governante comparar os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto e chamá-los de “genocídio”.

O apresentador Luciano Huck lamentou o posicionamento do presidente.

"Sou judeu. Defendo o Estado de Israel, como também a criação de um Estado Palestino. Sou um democrata, sempre estive e estarei posicionado contra o extremismo", escreveu Huck em seu Twitter. "O que acontece em Gaza hj é uma tragédia humanitária. O número de vítimas civis é inaceitável e imperdoável. Porém a guerra de hoje não é remotamente parecida com o Holocausto".



O influencer Felipe Neto lembrou a tragédia humanitária em Gaza e relativizou a declaração de Lula:



Ex-secretária de cultura no governo Bolsonaro, Regina Duarte fez duras críticas após a declaração.

"Só pode estar com a cabeça em outro lugar . A missão que lhe foi oferecida de governar o #brasil tá sendo muito pesada pra um homem que a esta altura aceitou fascinado a possibilidade de viver com Janja uma lua-de-mel paradisíaca em paragens internacionais . Que cilada!", escreveu em seu Instagram.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Regina (@reginaduarte)

O ator Mario Frias, que substituiu Regina Duarta na secretária de cultura sob Bolsonaro, resgatou um vídeo de personalidades judias condenando terrorismo após os ataques terroristas do Hamas no 8 de outubro de 2023.



A repercussão Susan Sarandon foi além do Brasil. A atriz americana Susan Sarandon, uma das vozes de Hollywood mais críticas às políticas de Israel, compartilhou um vídeo da marca Wear The Peace defendendo as falas de Lula.