CONDENAÇÃO

Caso Daniel Alves: condenado por estupro, jogador pode deixar a prisão em maio de 2025; entenda

Ex-jogador Daniel Alves foi condenado a 4 anos e 6 meses por estuprar uma mulher em uma boate

Daniel Alves é julgado em Barcelona por agressão sexual - Jordi Borras/AFP

Condenado a quatro anos e meio de prisão por estuprar uma mulher no banheiro de uma boate em Barcelona, Daniel Alves, que está preso desde o dia 20 de janeiro de 2023, pode deixar o presídio antes de completar a sentença. Isso porque, por já ter cumprido um ano e um mês da pena, o ex-jogador brasileiro pode ter liberdade condicional concedida em maio do ano que vem.

Quando Daniel Alves pode deixar prisão?
A lei espanhola permite que Daniel Alves solicite o terceiro grau penitenciário ao Juiz de Vigilância Penitenciária, após o cumprimento obrigatório de dois anos e quatro meses, ou seja, em maio do ano que vem. Se a solicitação for aceita, o brasileiro pode ganhar o direito de voltar para a casa, mas dormir na prisão, ou voltar para sua residência aos finais de semana.

Uma das formas possíveis de reduzir a pena na prisão é o bom comportamento ou a redução de um dia preso por cada dois dias trabalhados. Caso Daniel Alves não consiga obter essas medidas, ele poderá ser libertado em janeiro de 2026, após o cumprimento de dois terços da pena. As informações são do jornal Marca, da Espanha.

 

Qual foi a pena de Daniel Alves?
O ex-jogador da seleção brasileira Daniel Alves foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por agressão sexual. A sentença foi anunciada pelo tribunal de Barcelona na manhã desta quinta-feira (22) e diz que foi comprovado que o brasileiro agrediu e abusou da mulher no banheiro da boate Sutton, em 2022.

Qual foi a sentença de Daniel Alves?
A juíza Isabel Delgado na 21ª Seção de Audiência de Barcelona também ordenou que Daniel Alves, após cumprir a pena, tenha liberdade supervisionada por cinco anos, fique afastado da mulher por nove anos e pague uma indenização de 150 mil euros (cerca de R$ 804 mil). Ele também deve pagar as custas do processo.

Daniel Alves vai recorrer?
A condenação foi divulgada duas semanas após o término do julgamento. A advogada do jogador, Inés Guardiola, depois da leitura da sentença, nesta quinta-feira, afirmou que Daniel Alves está "inteiro" e avisou que vai recorrer da decisão.