Fidget Spinner: o que é? De onde veio? É de comer?

Novo brinquedo que virou moda entre jovens e adultos foi criado no século passado

Modelos de Fidget Spinner - Thaísa Jatobá/Folha de Pernambuco

Um brinquedo que começou a ser desenvolvido em meados de 1990 virou febre entre os jovens em 2017. O Fidget Spinner é uma peça giratória que foi desenvolvida para auxiliar pessoas com problemas de ansiedade e dificuldades de concentração, mas agora se tornou um brinquedo para diversas faixas etárias, e seu objetivo original começa a ser questionado.

A origem do instrumento é incerta e a criação atribuída à norte americana Catherine Hettinger, mas questionada por advogados. Também conhecido como hand spinner, o objeto foi adaptado ao longo do tempo para diferentes formatos, alguns sendo constituídos de liga de titânio e duas extremidades, mas o mais famoso continua sendo o de três lâminas circulares.


via GIPHY

Embora pareça inofensivo, pode causar machucados leves ou pequenos cortes dependendo do formato, e essa é uma das razões de escolas estarem proibindo ou restringindo o uso do brinquedo nas salas de aula. Outro motivo levantado é uma contradição à sua finalidade original: as crianças estão se distraindo ao girar o brinquedo ao invés de prestar atenção nas aulas.

Os rolamentos utilizados no Fidget variam entre metal, cerâmica e híbrido, entre os players o de cerâmica é considerado o mais estável e de melhor qualidade, enquanto o de metal é o modelo mais barato no mercado. O brinquedo que está disponível online por preços a partir de 15 reais mais taxas de entrega, nos shoppings o preço cobrado está em torno de 30 reais, podendo chegar a 70 dependendo do modelo. O produto pode ser comprado em lojas de brinquedos e de variedades no Recife.