Táxi voador e computador transparente: veja destaques do Congresso Mundial de Telefonia Móvel
Evento é uma oportunidade para as grandes empresas e fabricantes apresentarem novos projetos e ideias sobre tecnologia
O Congresso Mundial de Telefonia Móvel tem como foco nesta edição a Inteligência Artificial. Iniciado nesta segunda-feira em Barcelona, o evento conta com a participação de quase 95 mil profissionais de grandes empresas do ramo tecnológico como Samsung, Huawei, Vodafone, Xiaomi, Airbus, Google e Accenture.
O evento é organizado pela Associação Mundial de Operadores em Telecomunicações desde 2006 e, este ano, dentre 1,1 mil palestrantes, estão o presidente da Microsoft, Brad Smith, e o CEO da Dell, Michael Dell, além de 2,4 mil expositores. O congresso é uma oportunidade para as grandes empresas e fabricantes apresentarem projetos, ideias e inovações tecnológicas.
Do veículo voador ao computador transparente, aqui estão cinco propostas que se destacam nesta edição do MWC.
Veículo elétrico voador
A empresa Alef Aeronautics apresentou seu "Modelo A", o primeiro veículo capaz de circular tanto por estradas quanto pelo ar, que estará disponível para o público em geral, de acordo com o fabricante.
Equipado com um motor 100% elétrico, poderá transportar duas pessoas em um raio de 170 quilômetros.
Com uma autonomia "de mais de uma hora", o veículo "é conduzido como um carro, parece um carro", mas pode decolar verticalmente, permitindo que ele levante voo e aterrisse em qualquer lugar, conforme indicado por Jim Dukhovny, diretor da startup californiana, criada em 2015.
A Alef Aeronautics, que obteve no ano passado um certificado de aeronavegabilidade da Agência Reguladora da Aviação Civil dos Estados Unidos (FAA), espera iniciar a produção de seu veículo, que custará cerca de 300 mil dólares (cerca de R$ 1,48 milhão), até o final de 2025.
Anel inteligente
A empresa sul-coreana Samsung apresentou em Barcelona pela primeira vez ao público seu "Galaxy Ring", um anel inteligente.
Adaptável a todos os tamanhos e disponível em três cores — dourado, prata e preto —, o anel será comercializado na segunda metade de 2024.
Por enquanto, a Samsung não fornece mais detalhes sobre o alcance de suas funcionalidades, mas adianta que poderia ser útil no campo da saúde.
"Um dos maiores desafios enfrentados hoje pelo setor da saúde é a fragmentação dos dados", indicou o grupo, e o anel poderia coletar informações precisas sobre o usuário, como seu estado de sono ou sua frequência cardíaca, usando sensores discretos.
Pastor alemão robótico
Ele oferece a pata, faz movimentos caninos e pode subir e descer escadas. Desenvolvido pelo fabricante chinês de smartphones Tecno Mobile, o robô "Dynamic 1" utiliza "inteligência artificial" e "algoritmos avançados" para simular um cão, segundo a empresa.
Equipado com microfones, sensores ópticos e um sistema de iluminação na altura dos olhos, este pequeno robô preto com um olhar inspirado no pastor alemão pode reconhecer a voz de seu dono.
Segundo a Tecno, também é possível dar ordens a ele por meio do smartphone.
O "Dynamic 1" proporciona a "alegria de ser dono de um animal de estimação", sem as desvantagens de um animal vivo, destacou a empresa.
Computador transparente
O laptop ThinkBook Transparent Display, do fabricante chinês Lenovo, possui uma tela transparente de 17,3 polegadas que funciona com base em micro-LED, permitindo ver através dela e sobrepor imagens virtuais ao mundo real visto atrás da tela.
Com um interesse comercial ainda a ser definido, o laptop não tem teclado, mas sim uma superfície sensível ao toque onde as teclas podem ser projetadas.
A Lenovo não anunciou uma data de lançamento.
Uma boneca de companhia "inteligente"
Com seu corpo macio, sua camisa listrada e seu cabelo castanho, parece um brinquedo infantil. Mas a boneca Hyodol, pensada para pessoas idosas, esconde sob sua aparência inofensiva um robô equipado com sensores e microprocessadores potencializados com inteligência artificial.
Ela foi projetada para permitir que idosos que sofrem de solidão ou dependência "vivam de forma independente e, ao mesmo tempo, permaneçam em contato com a sociedade", segundo seu fabricante sul-coreano, que afirma que a boneca "fortalece a saúde cognitiva" e "reduz o estresse" das pessoas.
A boneca robótica pode interagir com seu dono, lembrá-lo de tomar seus medicamentos, fazê-lo jogar jogos de memória ou alertar caso não detecte movimento por um período prolongado.