Reciclagem

Catadores transformam resíduos recicláveis em renda no Litoral Sul de Pernambuco

Mutirão de conscientização acontece nesta semana em Tamandaré, Sirinhaém e São José da Coroa Grande

Mutirão de conscientização sobre reciclagem de resíduos sólidos acontece no Litoral Sul de Pernambuco - Divulgação/Programa Mãos Pro Futuro

Em parceria com o Programa Mãos Pro Futuro, as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis do Litoral Sul de Pernambuco se unem para realizar um grande mutirão de conscientização sobre a reciclagem de resíduos sólidos.

As cooperativas ACAMASUL, ACAMARES e ACMRBE, com a participação do Consórcio Portal da Mata Sul, realizarão nos dias 29 de fevereiro, 1º e 2 de março, respectivamente, nos municípios deTamandaré, Sirinhaém e São José da Coroa Grande, ações de conscientização sobre reciclagem nas localidades em que ficam os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) das associações.

As atividades acontecem nos meses de fevereiro e março ainda período de alta estação do verão, quando há aumento de geração de resíduos nas cidades litorâneas e turísticas, principalmente no Nordeste brasileiro, aumentando a preocupação para o descarte correto dos resíduos. A ação tem como objetivo gerar um maior engajamento da população com práticas mais sustentáveis como a separação de resíduos para a coleta seletiva e a sua destinação adequada nos PEVs. Os eventos envolverão as comunidades visando transformar o cenário ambiental nos municípios promovendo a responsabilidade cívica local, através da divulgação do trabalho realizado pelas associações.

Presença feminina 

As associações dos três municípios participantes do mutirão possuem forte representatividade feminina. Chefes de família, elas ressaltam a importância da renda que advém da reciclagem de materiais nos municípios: "Transformamos o lixo em renda. São 13 pessoas aqui, onde coletamos em média 21 toneladas por mês," destaca Jessica de Lima, presidente da ACAMARES - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Sirinhaém.

A Secretária da ACAMASUL - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Mata Sul, Lenilda Soares, ressalta que além da geração de renda, a reciclagem é essencial para a conservação ambiental: “Além de conseguir renda, a gente consegue entender a importância de coletar material reciclável".

A associação conta com 13 sócios e coleta 20 toneladas por mês em Tamandaré. Carla Iscalaty da Silva Lins, presidente da ACMRBE - Associação de Catadores de Material Reciclável Boa Esperança, enfatiza o compromisso dos trabalhadores em São José da Coroa Grande. “Aproveitamos a oportunidade de emprego que nos é oferecida e a expandimos para vizinhos e mais pessoas da comunidade”, afirmou.

Além das ações de conscientização, o mutirão contará com a presença de autoridades locais, como representante do Portal Sul Consórcio, Secretários Municipais e membros das Associações de Catadores, que farão esclarecimentos sobre coleta seletiva e reciclagem. O evento reforça o compromisso coletivo com a construção de um futuro ambientalmente responsável.

Serviço
Mutirão Portal da Reciclagem

Tamandaré
29/02 - às 8h - Ponto de concentração: Praça da Juventude - Avenida Bezerra
Sobrinho, Tamandaré – PE.

Sirinhaém
01/03 - às 8h - Ponto de concentração: Praça 15 de Janeiro - Distrito de Santo Amaro, Sirinhaém -PE.

São José da Coroa Grande
02/03 - a s 8h - Ponto de concentraça o: Praça Constantino Gomes, São José da Coroa Grande – PE.