"Rota do Galo Criativo" é inaugurada com exposição de esculturas no Centro do Recife
Ao todo, foram construídas 12 esculturas gigantes do Galo, que foram grafitadas por 11 artistas locais antes do Carnaval deste ano
O Carnaval deste ano já passou, mas a expectativa para a folia de 2025 segue a toda. Em contagem regressiva para as festas, a Prefeitura do Recife, em parceria com o Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, inauguraram a Rota do Galo Criativo. O projeto consiste na exposição de obras de arte em espaços públicos, locais históricos e emblemáticos do centro da cidade.
Ao todo, foram construídas 12 esculturas gigantes do Galo, que foram grafitadas por 11 artistas locais antes do Carnaval deste ano. De acordo com o Recentro, que está à frente do projeto, o objetivo é criar uma conexão entre arte, cultura, o Carnaval e a cidade. Segundo a organização, as estruturas começam a ser monstadas a partir da próxima quinta-feira (7).
"A gente fica feliz por trazer, em parceria ilustre com o Galo da Madrugada, esse projeto que vai espalhar arte pelo Recife. As esculturas vão levar um pouco do que é o nosso Carnaval e também do que temos de melhor para a cidade", explicou a chefe do Gabinete do Recentro, Ana Paula Vilaça.
"O Galo conseguiu essa parceria com o Recentro, que é muito positiva, e cai levar o Galo para todos os cantos do Centro. É realmente uma coisa muito bonita, ver tanta arte pela cidade, com um gostinho do Carnaval", pontuou o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses.
Rota Criativa
A Rota do Galo Criativo vai passar por 12 pontos estratégicos do Centro do Recife, onde serão expostas as esculturas. O projeto vai partir da Praça do Diário até o Cais da Alfândega. Confira o roteiro completo abaixo.
Atração de turistas
Para além do aspecto artístico, o projeto também visa atrair o turismo para a capital pernambucana. "A gente cria um roteiro para que o recifense, o turista e a população em geral possa aproveitar e experienciar o nosso Carnaval e a nossa cultura o ano inteiro. A gente vai ter essa rota promovendo a nossa tradição", completou a chefe do gabinete do Recentro.
"Arte por todo canto"
Assinam as obras os grafiteiros: Rafa Mattos; Leo Gospel; Shell; Lemos; Nomes; Magdala; Dani Acioly; Bubu; Inay; Zamb; e Raunir. As esculturas foram produzidas pelo artista plástico Alberto Sena, de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco.
O processo de curadoria ficou por conta do artista plástico Shell Osmo, que também assina a arte em um dos Galos. Ele conta que o processo tinha como objetivo "levar arte por todo canto".
"O processo de escolha dos artistas foi muito desafiador, mas muito também. A gente queria trazer a maior diversidade possível, estética, criativa e também de gênero. Alguns dos artistas que participaram fazem obras em 3D, com grafite, colagem, e muito mais tipos. É muito gratificante levar arte por todo canto e poder colocar essa figura na rua pra todo mundo ver", explicou.