Venezuela

"Queremos a paz" com a Venezuela, diz presidente da Guiana em reunião da Celac

A tensão entre os dois governos gerou temor de um conflito armado naquela região, rica em petróleo, administrada pela Guiana

Bandeira da Venezuela - Reprodução/Internet

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, disse nesta sexta-feira (1º), na reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que seu país deseja manter a paz com a vizinha Venezuela, em meio à disputa centenária pela soberania do território de Essequibo.

"Queremos a paz, queremos prosperidade para os nossos vizinhos e para todos nesta região", disse Ali na sessão plenária da reunião da Celac, em São Vicente e Granadinas. "Estou disposto a conversar com o presidente Maduro sobre qualquer aspecto que possa contribuir para melhorar a relação entre os nossos países."

A tensão entre os dois governos gerou temor de um conflito armado naquela região, rica em petróleo, administrada pela Guiana.

Nesta sexta-feira, os dois líderes voltaram a estar frente a frente, em um encontro em que Ali entregou uma garrafa de rum e uma medalha de seu país a Maduro, que agradeceu o gesto com uma caixa cheia de produtos venezuelanos. "Paz e amor!", disse o venezuelano, em inglês.