SAÚDE

Ministério da Saúde começa a distribuir vacinas da gripe, e calendário pode ser antecipado

Pasta divulga grupos prioritários da campanha nesta quarta-feira

Vacina contra a gripe - Divulgação/SES-PE

O Ministério da Saúde começou a distribuir aos estados as doses da vacina para Influenza, o vírus da gripe, na segunda-feira, e o calendário de vacinação pode ser antecipado.

Em fevereiro, a pasta anunciou que a campanha contra a gripe, que geralmente tem início em maio, seria adiantada para dia 25 de março devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A aplicação deve ter início ainda mais cedo do que o previsto após o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anteciparem o processo de entrega das doses.

— Nós conseguimos, com o esforço do Instituto Butantan, que antecipou a entrega e também da Fiocruz, que sempre faz a avaliação das vacinas antes delas serem aplicadas — afirmou a ministra Nísia Trindade a jornalistas nesta terça-feira.

De acordo com ela, o ministério publicará nesta quarta-feira uma nota técnica dizendo quais são os grupos prioritários da campanha.

Já o dia de início da vacinação é definido pelos municípios após a chegada das remessas. O processo para início costuma levar poucos dias após a distribuição das doses.

A antecipação vale para todas as regiões do Brasil, menos a Norte, onde a vacinação ocorre no segundo semestre devido às particularidades climáticas que influenciam a disseminação do vírus na região.

Ao todo, ficaram acordadas 81,8 milhões de doses entre o governo e o Butantan, em São Paulo, responsável pela produção das vacinas utilizadas na campanha brasileira. Cinco milhões de doses iniciais foram entregues na última quinta-feira, e as demais 70,2 milhões serão enviadas ao ministério até abril.

Outras 6,6 milhões serão entregues em setembro para a vacinação na região Norte.