Lula critica avanço da extrema-direita e pede apoio de 'forças progressistas' em artigo para jornal
Artigo, no El País, foi publicado no mesmo dia em que Lula recebe no Palácio do Planalto o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchéz
Em artigo publicado no jornal El País, da Espanha, nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o mundo enfrenta um "preocupante aumento da extrema direita".
No artigo, Lula afirmou que "quando a democracia falha em garantir o bem-estar do povo", prosperam figuras que semeiam "desconfiança no processo eleitoral e nas instituições políticas".
O artigo foi publicado no mesmo dia em que Lula recebe no Palácio do Planalto o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchéz, em visita oficial.
"Quando a democracia falha em garantir o bem-estar do povo, prosperam figuras que vendem soluções simplistas para problemas complexos, semeando a desconfiança no processo eleitoral e nas instituições políticas.
Enfrentamos um preocupante aumento da extrema direita e de suas tradicionais ferramentas de desagregação social: o autoritarismo, a violência, a precarização do trabalho, o negacionismo climático, o discurso de ódio, a xenofobia, o racismo e a misoginia", escreveu Lula.