Lula aprova nome de novo embaixador da Argentina no Brasil
Um dos desafios de Guillermo Daniel Raimondi é trabalhar pela melhora das relações entre Brasil e Argentina
O governo brasileiro concedeu, nesta quarta-feira, o agrément (autorização) para que Guillermo Daniel Raimondi seja o novo embaixador da Argentina em Brasília. Raimondi assumirá o posto no lugar de Daniel Scioli, que deixou a capital do Brasil para ser secretário do Turismo, Ambiente e Esportes, pasta que compõe o Ministério do Interior do governo Javier Milei.
Raimondi terá como desafio trabalhar pela melhora das relações bilaterais. Desde o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, não há diálogo entre os mandatários dos dois países.
Bolsonaro apoiou abertamente o liberal Maurício Macri, derrotado pelo peronista Alberto Fernández em 2019. O então presidente brasileiro sempre deixou claro que estava insatisfeito com a vitória de Fernandez.
Por sua vez, Javier Milei, que substituiu Fernández no fim do ano passado, fez duros ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha. Milei e Lula nunca se falaram.
Ainda não há uma data para a chegada do novo embaixador argentino, segundo interlocutores do governo do país vizinho. Diplomata de carreira, Raimondi está en Washington desde janeiro de 2023, coo representante da Argentina na Organização dos Estados Americanos (OEA).
Já Daniel Scioli, que era embaixador de Fernández em Brasília e por pouco não foi o candidato peronista -- perdendo a vaga para Sérgio Massa, derrotado por Javier Milei -- chegou a pedir para continuar no posto, em Brasília, com a troca de presidentes. O governo Lula aprovou autorizou a permanência de Scioli rapidamente.