são paulo

Dengue: cidade de SP decreta estado de emergência

Capital chegou a 414 casos a cada 100 mil habitantes; medida será publicada nesta segunda

Mosquito da dengue - NIAD/NIH

A prefeitura da cidade de São Paulo determinou estado de emergência em Saúde pública para a dengue nesta segunda-feira (18). A capital paulista tem 414 casos da infecção a cada 100 mil habitantes e deve adotar mais medidas de controle para conter a disseminação da doença. Em números absolutos são quase 50 mil casos de dengue conhecidos na cidade.

Em nota divulgada nesta manhã, a gestão de Ricardo Nunes afirmou que ampliará o horário de atendimento em todas as 80 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) da cidade. A abertura se estenderá por três horas, chegando às 22h.

Haverá ainda curso de capacitação para escolas municipais, aumento nos veículos de nebulização e reforço em campanha de conscientização. As regiões de Itaquera e São Miguel Paulista terão novas tendas de atendimento para pacientes com sintomas.

Em nota, a pasta ainda afirmou que "encaminhará ainda nesta segunda o quarto ofício ao governo federal solicitando a destinação de vacinas à capital. Os três pedidos anteriores não foram respondidos". A vacina em questão é a QDenga, desenvolvida pelo laboratório Takeda. No Brasil, neste momento, indicada para as crianças.