MEIO AMBIENTE

Paulista: estudantes recebem aula de educação ambiental; confira

Central de Tratamento de Resíduos da Mirueira oferece palestras e visitas guiadas

As atividades, monitoradas pelo engenheiro ambiental Rodolfo Amorim, incluem visita à oficina mecânica - Cortesia

No município do Paulista, uma iniciativa educacional está mudando a forma como os jovens enxergam o mundo ao seu redor. O Centro de Educação Ambiental, localizado na Central de Tratamento de Resíduos da Mirueira, elaborou um projeto focado nos alunos e pesquisadores das redes pública e privada.

A iniciativa provoca os visitantes a praticarem hábitos corretos de descarte, mostrando ações em execução no local, como o processo de remediação ambiental que vem sendo realizado na área, com projeto paisagístico. A visita guiada também mostra como funciona o processo operacional de limpeza urbana, aterro e coleta seletiva.

As atividades, monitoradas pelo engenheiro ambiental Rodolfo Amorim, incluem visita à oficina mecânica. Os estudantes também acompanham como é feita a coleta de pneus e como eles podem se transformar para mudar a paisagem dos bairros se transformando em objetos de decoração cheios de cores e longe de virarem foco de mosquitos da dengue.

"Conhecer este universo ajuda a formar cidadãos conscientes, indo além da teoria, vendo o que acontece na prática, com visita de campo e palestra elaborada. Tudo para que os participantes compreendam a importância da coleta de resíduos responsável, pensando ao máximo no reaproveitamento dos descartes para a diminuição dos impactos ao meio ambiente", afirma o engenheiro.

As visitas acontecem às quartas e sextas-feiras, com turmas pela manhã (8h) ou à tarde (14h), e precisam ser agendadas previamente pelo celular 81 9 9119-5405 ou pelo e-mail recepcao@i9paulista.com.br.