Pernambuco

Com reforço de 20% no efetivo policial, SDS inicia Operação Semana Santa nesta quinta (21)

Quase oito mil policiais estarão atuando do dia 21 ao dia 31 de março

Coronel João Barros, Diretor de Planejamento da PM - Clarice Melo/Folha de Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) detalhou, nesta quinta-feira (21), a Operação Semana Santa, que será realizada dos dias 21 até o dia 31 de março - Domingo de Páscoa. Com um aumento de 20% no efetivo policial, a ação contará com cerca de 7.745 policiais atuando durante o período pascoal.

A operação engloba alguns dos principais destinos turísticos do período, como Brejo da Madre de Deus, Gravatá e Caruaru, no Agreste, além das praias da Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o diretor de Planejamento da Polícia Militar, coronel João Barros, o maior efetivo policial será em Fazenda Nova, devido à realização da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

"Naturalmente, a região de maior implemento é Fazenda Nova, com 2.290 policiais empenhados diariamente. Inclusive, após o espetáculo teatral, o município estará proporcionando shows artísticos na cidade, então a gente permanece o policiamento lá. Também temos Gravatá, que terá show no sábado, dia 30. Então temos um reforço de policiamento em todo o período, porque a gente sabe que é um município bastante procurado pelo turista e tem também as atrações normais do municipio, que é o mercado público e o polo moveleiro, que a gente mantém também um reforço de policiamento", disse.   

De acordo com a secretária executiva da SDS-PE, Dominique de Castro Oliveira, durante o período, um dos focos da operação será combater os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que são todos os crimes classificados como roubo, exceto o de roubo seguido de morte (latrocínio).

"O foco do programa Juntos pela Segurança, que mantém qualquer operação da SDS, é MVI, CVP e Violência Contra a Mulher. Naturalmente, em festas, há um olhar especial para o CVP, principalmente furto de celulares. Então a gente tem esse foco em específico quando é evento", garantiu a gestora.

A secretária disse que a operação pretende combater esses crimes com o uso da tecnologia, incluindo o uso de "bodycam" dos policias e de drones. Além disso, as plataformas elevadas e o complemento tático aéreo também reforçarão a segurança da população nos eventos.

Além do efetivo policial, o Corpo de Bombeiros também terá um aumento de profissionais de cerca de 14%. De acordo com Robson Roberto, diretor geral de Operações do Bombeiro, o efetivo irá atuar tanto no Agreste, em rodovias, como também nas praias do litoral pernambucano.

"O corpo de bombeiros está atuando com 1.361 lançamentos extraordinários, além de toda a nossa força operacional ordinária, que já temos no dia a dia. Estamos fazendo a proteção do estado, adicional, com alguns postos de guarda-vidas na orla, porque a gente sabe que, muitas vezes, as pessoas, não procuram os polos festivos como Brejo da Madre de Deus, Paixão de Cristo no Recife, no Sítio da Trindade. Procuram as praias e os Balneários. Então a gente está fazendo essa proteção com guarda-vidas. Estamos fazendo também a proteção de malhas viárias, com algumas viaturas adicionais de salvamentos, combate à incêndio e algumas ambulâncias, não só protegendo a BR-232, mas protegendo também o Agreste, fazendo uma modulação junto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mantendo viatura no trevo de Gravatá, assim como no Lampião, em Itauna, na Região de Caruaru", garantiu.