alimentação

Batata, batata-doce, mandioca ou cará: qual dos quatro alimentos é melhor para a saúde? Entenda

Ricos em fósforo, potássio, vitamina C e com calorias, cada um deles deve ser incorporado na dieta das pessoas

Batata-doce e inglesa: ambas têm a mesma funcionalidade quando o assunto é hipertrofia - Freepik

Batata, batata-doce, mandioca ou cará, qual dos quatro alimentos é melhor para a saúde? Todos os quatro são comuns em dietas dos amantes de academia, seja para ganhar massa muscular ou para emagrecer. Além de serem versáteis na hora de servir, podendo ser fritas, assadas e cozidas, na forma de purê ou como cremes.

Os alimentos são muito nutritivos e cada um tem um objetivo específico em relação a saúde.

A batata inglesa, por exemplo, é rica em fósforo e potássio que são importantes para saúde óssea, muscular e na frequência cardíaca. Além disso é baixíssima em calorias.

"Para quem quer emagrecer, a melhor opção disparada das quatro é a batata inglesa. Ela tem menos da metade das calorias da mandioca. O que significa que podemos comer um volume maior e assim aumentar a saciedade. Se compararmos as calorias e carboidratos de 100g de arroz, seria o equivalente a 240g de batata inglesa. O paciente pode comer à vontade sem cortar a temida e injustiçada batata" explica o nutricionista e especialista em emagrecimento, Thiago Monteiro.

A batata doce e o cará são ricos em fibras, o que garante o bom funcionamento do intestino e ajudam na saciedade. Ambos também têm boa quantidade de magnésio que também ajuda na saúde óssea e cardiovascular. A batata doce ainda é riquíssima em vitamina C e o cará em potássio.

"Assim como a mandioca que também é rica em vitamina C, magnésio e Cálcio, porém é a opção com maior quantidade de carboidratos, por isso é a mais calórica das quatro. Neste caso, ela seria a melhor escolha para aqueles que desejam ganhar massa e conseguir hipertrofia muscular" explica o nutricionista.

O especialista, entretanto, afirma que a mandioca pode fazer parte do cardápio de pessoas que buscam o emagrecimento, com um ajuste na quantidade de porções de acordo com o objetivo do paciente, mas que para isso é necessário uma análise nutricional e acompanhamento com um especialista.

Monteiro ressalta que as 4 opções são importantes e benéficas para a saúde desde que sejam preparadas de forma saudável, pois cada uma delas tem propriedades nutricionais que são importantes para diferentes ações de nosso corpo.

"É só ajustar as quantidades e acertar na combinação os alimentos. Até os diabéticos, que tem muito medo das batatas, raízes e tubérculos, podem comer sem problemas" afirma.

Confira os valores nutricionais de cada uma das quatro em 100g do alimento cozido, de acordo com a TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos):

Batata inglesa

52 calorias 11,9 g carboidrato 1,3 g fibras 4 mg cálcio 5 mg magnésio 24 mg fósforo 161 mg potássio 3,8 mg Vitamina C

Batata-doce

77 calorias 18,4 g carboidrato 2,2 g fibras 17 mg cálcio 11 mg Magnésio 15 mg fósforo 148 mg potássio 23,8 mg Vitamina C

Cará

78 calorias 18,9 g carboidrato 2,6 g fibras 5 mg cálcio 15 mg Magnésio 28 mg fósforo 203 mg potássio Não tem quantidade significativa de vitamina C

Mandioca

125 calorias 30,1 g carboidrato 1,6 g fibras 19 mg cálcio 27 mg Magnésio 22 mg fósforo 100 mg potássio 11,1 mg Vitamina C