Procissão e missa reúnem fiéis católicos neste Domingo de Ramos (24), em Olinda, na RMR
Celebrações relembram os momentos finais da vida de Jesus, que culmina na Páscoa
A manhã deste domingo (24) reuniu fiéis na Igreja da Misericórdia (Academia Santa Gertrudes), no Alto da Sé, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, para a bênção dos ramos.
Após a bênção, realizada pelo padre Lenildo Santana, o público presente seguiu em procissão até a Catedral do Santissimo Salvador. Os acontecimentos relacionados à Paixão de Cristo começam, justamente, com o Domingo de Ramos.
“Iniciamos, hoje, a Semana Santa, que é uma grande semana para a igreja católica, onde mergulhamos no mistério da entrega de Jesus Cristo para a salvação”, detalhou o pároco Lenildo Santana.
Para Marcos Vinícius, que faz o ritual há três anos, é um momento muito importante. “Pelo terceiro ano consecutivo venho à essa igreja para acompanhar a procissão e é um domingo para ser vivido, pois inaugura a Semana Santa”, explicou o supervisor de móveis planejados.
A missa, realizada após a procissão, também por padre Lenildo, aconteceu na catedral Santíssimo Salvador. Fieis já aguardavam na igreja o início da celebração da eucaristia. O jovem de 21 anos, Pedro Rodrigues, estava indo pela primeira vez assistir ao ato litúrgico do Domingo de Ramos no local. “Costumo vir muitos domingos por aqui, mas para ver a missa do Domingo de Ramos é a primeira vez de muitas”, contou o estudante.
Domingo de Ramos
Acontece que a chegada de Cristo em Jerusalém, marcada pela alegria e júbilo, é o início da semana em que o Senhor fará a sua oferta dolorosa na Cruz.
O povo teria recebido Jesus com felicidade, colocando ramos de palmeiras e oliveira no caminho para ele passar, o que também era descrito como hábito antigo, significando triunfo. Dessa forma, o Domingo de Ramos foi consagrado.