Tênis

Jarry, Medvedev e Sinner vão às quartas de final do Masters 1000 de Miami

Na próxima fase, tenistas chileno e russo vão se enfrentar

Medvedev avançou às quartas de Miami - AL BELLO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O tenista chileno Nicolás Jarry derrotou nesta terça-feira (26) o norueguês Casper Ruud e avançou às quartas de final do Masters 1000 de Miami, para onde também se classificaram os últimos finalistas do torneio, Daniil Medvedev e Jannik Sinner.

Jarry (22º cabeça-de-chave) venceu Ruud (7º) com parciais de 7-6 (7/3) e 6-3 para chegar pela segunda vez às quartas de final de um Masters 1000 em sua carreira, depois de Xangai em 2023.

O jogador de Santiago superou Ruud, vice-campeão do torneio em 2022, com sua abordagem ofensiva, acumulando até 37 winners e apenas cinco erros não forçados.

Desta forma, o tenista se tornou o terceiro chileno a chegar às quartas de final de Miami, depois de Marcelo Ríos e Fernando González (este último em 2004).

"Estou muito feliz, foi um grande jogo hoje", disse Jarry, que contou com grande apoio dos torcedores chilenos.

"Fui muito forte mentalmente, aguentando as condições, tudo que o Casper me propôs", explicou. "Acabei jogando muito bem, muito forte atrás da quadra e sempre tentando atacar. Estou feliz por continuar avançando".

Em sua trajetória, Jarry disputou no sábado o segundo duelo mais longo da história do torneio (três horas e 36 minutos) contra o britânico Jack Draper, a quem derrotou em três sets após sobreviver a dois match points.

O chileno teve um início de temporada irregular, com eliminações precoces no Aberto da Austrália e no Indian Wells, mas com momentos brilhantes como o desta terça-feira ou a vitória sobre o espanhol Carlos Alcaraz, em fevereiro, em Buenos Aires.

Duro desafio contra Mevdevev

Seu próximo obstáculo rumo às primeiras semifinais de um Masters 1000 será Daniil Mevdevev, atual campeão em Miami.

O russo, terceiro cabeça-de-chave desta edição, derrotou nesta terça-feira o alemão Dominik Koepfer por 7-6 (7/5) e 6-0 em duelo em que foi melhorando seu rendimento até vencer com tranquilidade.

Medvedev, vice-campeão este mês em Indian Wells, teve um início complicado com vários erros não forçados no primeiro set, no qual perdeu por 4 a 0 no 'tiebreak'.

O russo superou a desvantagem e, diante do abalado Koepfer, venceu os demais games da partida.

"Às vezes acontece, quando você perde o primeiro set do jeito que ele perdeu, quando os pontos são tão difíceis, a energia diminui", declarou Medvedev ao justificar seu 'passeio' no segundo set.

O italiano Jannik Sinner, que perdeu para Medvedev na final de 2023, também avançou às oitavas, com uma vitória sobre o australiano Christopher O'Connell por 6-4 e 6-3.

O segundo cabeça-de-chave demorou a entrar no ritmo e precisou de quase duas horas para eliminar O'Connell, número 66 do ranking mundial, e enfrentar o tcheco Tomás Machác (60º) nas quartas de final.

Um fato que despertou risos ocorreu durante o segundo set quando Sinner, tentando devolver um saque de O'Connell, mandou a bola para a primeira fileira da arquibancada, onde atingiu seu fisioterapeuta na virilha.

"A bola foi direto nele, numa parte muito importante para o ser humano. Estou com pena dele, mas espero que tudo fique bem", disse Sinner depois, com um sorriso.

O astro italiano de 22 anos avançou às quartas de final pela quarta vez consecutiva em Miami, onde perdeu as finais de 2021 e 2023.

O vencedor do último Aberto da Austrália começou o ano com 19 vitórias e uma única derrota sofrida nas semifinais de Indian Wells contra Alcaraz.

O espanhol busca sua vaga nas quartas de final nesta terça-feira contra outro italiano, Lorenzo Musetti, a caminho da 'Sunshine Double', como é conhecida a dobradinha consecutiva de títulos em Indian Wells e Miami.