FOGO

Incêndio de grande proporção atinge edifício em construção na Torre, na Zona Oeste do Recife; veja

Única pessoa no local, vigilante percebeu incêndio no início e conseguiu sair sem ferimentos

Prédio está localizado na esquina da Rua Real da Torre com a Rua Padre Anchieta, na Zona Norte da capital pernambucana - Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

Um incêndio de grande propoção atingiu o edifício Botanik Torre Flora, que ainda estava em fase de construção no bairro da Torre, na Zona Norte do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Ele ficaria pronto em 2026, com 28 andares. Ninguém ficou ferido. 

Única pessoa no local, vigilante percebeu fogo no início e conseguiu sair do endereço sem ferimentos

Em imagens enviadas à reportagem da Folha de Pernambuco, é possível ver aproximadamente 10 andares acometidos pelas chamas. 

Prédio estava em fase de construção e é da Construtora Carrilho | Foto: Filipe Ramos/Cortesia

O prédio fica localizado na esquina da Rua Real da Torre com a Rua Padre Anchieta. O trânsito nas vias próximas precisou ser interditado.

De acordo com as informações preliminares repassadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), a corporação "foi acionada por volta das 20h para um incêndio em edifício, no bairro da Torre" e "foram enviadas quatro viaturas ao local, sendo duas de combate a incêndio, uma plataforma e uma de comando operacional". 

Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) atua na contenção das chamas; helicóptero reforça trabalho | Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

A Folha de Pernambuco conversou com uma moradora vizinha do prédio atingido pelas chamas. Ela, que pediu para não ter a sua identidade divulgada, disse que mais de oito andares estão comprometidos.

"Eu estava na cozinha e o meu filho me mostrou. O prédio está em construção e deve ter uns 20 andares, mais de oito estão pegando fogo. Tem um guindaste em cima do prédio e esperamos que a estrutura que está segurando ele seja de ferro", afirma.

Ela afirma que nenhum barulho foi ouvido antecedendo o incêndio e alerta para outros perigos além do guindaste.

Registro enviado à reportagem por uma vizinha do prédio incendiado | Foto: Cortesia

"Tem muito entulho da construção caindo e um posto de gasolina próximo. O que cai começa a pegar fogo. Nós não ouvimos barulho nenhum e não entendemos como aconteceu", complementa.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

Comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Luciano Fonseca contou o passo a passo desde o acionamento dos moradores para apagar o incêndio. 

"Chegamos rapidamente no local. Procedemos com o isolamento e como já tínhamos a informação de que não havia vítimas, o nosso trabalho foi acompanhar a evolução do fogo. Não havia necessidade de subirmos e nos expormos ao risco. O nosso pessoal ficou fazendo a contenção e a Defesa Civil ajudou a desocupar os edifícios que tinham risco de serem atingidos de alguma forma pela fumaça ou propagação do fogo", afirma.

"O engenheiro responsável fez a avaliação de que não há risco nenhum de ruptura estrutural, isso nos deixa muito mais tranquilos", complementa.

Secretário executivo da Defesa Civil de Pernambuco, o coronel Clóvis Fernandes Dias Ramalho revelou quantos foram os imóveis que precisaram ser desocupados.

"Eu gostaria de enaltecer o trabalho que os bombeiros fizeram e também o primordial, que é a proteção às pessoas que moram nas edificações ao redor. Foram removidas e levadas para um local seguro. A Defesa Civil do município do Recife também vai fazer a vistoria no local. Foram retirados em torno de uns seis imóveis. Têm prédios atrás e ao lado, e foram todos removidos", frisa.

O que diz construtora
Responsável pelo empreendimento, a construtora Carrilho disse, em nota, que "o fogo que atingiu o seu empreendimento em construção no bairro da Torre foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e não houve registro de vítimas". Disse ainda que a empresa "está em contato com as autoridades para encontrar o motivo do incidente."

Visitas técnicas devem ser realizadas pela construtora durante os próximos dias, para realização de avaliações.

O que diz Neoenergia
Em nota, a Neoenergia Pernambuco disse que "desligou, preventivamente, a rede elétrica nas imediações do edifício" e que "suas equipes permanecem na localidade auxiliando os bombeiros". O serviço de energia elétrica na área será restabelecido assim que houver condições seguras.

O que diz Governo de Pernambuco
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), usou as suas redes sociais nesta noite para comentar o ocorrido.

"Acompanhando junto às forças de segurança pública a situação do prédio em construção que está em chamas, no bairro da Torre, no Recife. O Corpo de Bombeiros está atuando no local, e cuidando para que todas as pessoas que moram na área fiquem seguras", escreveu a tucana.