SAMU

Novo PAC Saúde garante novas ambulâncias do Samu para 30 municípios de Pernambuco ainda em 2024

Estado deve receber 30 veículos, sendo 24 de suporte básico

Samu Recife - Andréa Rêgo Barros/PCR

Trinta municípios de Pernambuco vão receber novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel Urbano (Samu 192). Os veículos chegam como parte da primeira etapa do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), eixo Saúde, do Governo Federal, que disponibilizarão, no total, 350 novos equipamentos para todo o Brasil. O investimento é de R$ 119 milhões.

Para Pernambuco, serão doadas 30 ambulâncias, sendo 24 de suporte básico, quatro de suporte avançado e duas que podem ser utilizadas para os dois tipos de atendimento. Em contato com a reportagem, o Ministério da Saúde afirmou que a expectativa é que os recursos estejam prontos e disponíveis até o dia 30 de junho para que "os primeiros repasses sejam feitos ainda em 2024".

No Brasil, os 350 novos veículos serão destinados a 14 estados, de todas as regiões brasileiras. Com isso, 5,8 milhões de pessoas passarão a receber cobertura do serviço de atendimento às chamadas de emergência relacionadas a situações de saúde, acidentes e outros eventos que exijam assistência médica imediata.

A primeira etapa do novo PAC também prevê a criação de 14 novas Centrais de Regulação de Urgências no Brasil, com contemplação de 14 municípios em oito estados. Nessa parte, o investimento total é de R$ 112,8 milhões

Somadas, as duas ações vão elevar a cobertura nacional do serviço de atendimento móvel de urgência de 87% para 93% da população.

Para a seleção de propostas por parte dos estados e dos municípios, o Governo Federal explicou que os critérios prioritários foram: menor percentual de cobertura do Samu 192 na Macrorregião de Saúde e elevado tempo-resposta na região de cobertura da Central de Regulação.

Veja, abaixo, a lista dos municípios pernambucanos que irão receber as novas ambulâncias do Samu 192.