Escritora atacada por cães em Saquarema (RJ) segue internada com estado de saúde estável
Donos de pitbulls tiveram a prisão em flagrante convertida para preventiva em audiência de custódia
A escritora Roseana Murray, de 73 anos, atacada por três cachorros da raça pitbull segue internada, nesta segunda-feira (8), em estado estável no Hospital estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Ela foi ferida na última sexta-feira (5), após os cachorros saírem da casa dos donos, em Saquarema, na Região dos Lagos. Desde que chegou ao hospital, Roseana passou por diversos procedimentos cirúrgicos. A escritora perdeu um braço e uma orelha.
Neste domingo, a Justiça manteve a prisão dos donos dos três cachorros da raça pitbull que atacaram Roseana. Ana Beatriz da Conceição Dantas Pinheiro, Kayky da Conceição Ribeiro dos Santos e Davidson Ribeiros dos Santos também tiveram a prisão em flagrante convertida para preventiva.
Na audiência de custódia, três testemunhas relataram que os cães rotineiramente “saíam para a via pública sem vigilância” e “avançavam” contra pessoas. Eles também afirmaram que o portão do quintal da casa onde eles ficavam costumava ficar aberto, o que facilitava a saída dos animais e os ataques. Uma das pessoas ouvidas ainda disse que já tinha pedido à família que aumentasse o muro do terreno para evitar a fuga.
A médica veterinária que esteve no local onde os cães ficavam também participou da audiência de custódia. Ela relatou não havia canil ou focinheira. Ela também disse que “apesar de não acompanhar rotineiramente os cuidados dispensados aos cães, pode afirmar que o contexto no qual os animais estão inseridos contribui significativamente para elevar seus níveis de agressividade”.
Também neste domingo, parentes disseram que Roseana já respira sem ajuda de aparelhos, está lúcida e se comunicando. Um dos filhos da escritora afirmou que ela interage com seus interlocutores.