investigação

Boeing aprovou o uso de sabão líquido na construção do 737 Max por um de seus fornecedores

Uma auditoria da F.A.A. descobriu que a Spirit AeroSystems estava usando sabão e um cartão-chave de hotel no processo de fabricação. A empresa

Boeing 737 MAX 9, da Alaska Airlines - Daniel Slim/AFP

Uma recente auditoria da Administração Federal de Aviação (FAA) sobre a produção do Boeing 737 Max levantou uma questão peculiar. Seria realmente apropriado para um dos principais fornecedores da fabricante de aviões estar usando sabão líquido Dawn e um cartão-chave de hotel como parte de seu processo de fabricação?

A resposta, ao que parece, pode ser sim.

A FAA conduziu a auditoria depois que um painel conhecido como "plugue de porta" se soltou de um 737 Max 9 durante um voo da Alaska Airlines em janeiro. O New York Times relatou no mês passado que a investigação da agência identificou dezenas de problemas na Boeing e no fornecedor, Spirit AeroSystems, que fabrica o fuselagem do 737 Max.

Boeing e Spirit foram ambos intensamente examinados após o incidente envolvendo o avião da Alaska, que aparentemente deixou a fábrica da Boeing em Renton, Washington, sem quatro parafusos usados para fixar o plugue da porta no lugar. A Spirit teve seus próprios problemas de qualidade nos últimos anos e foi prejudicada por perdas financeiras, e a Boeing disse no mês passado que estava em negociações para adquirir a empresa, que foi desmembrada em 2005.

Mas, após o episódio com a Alaska, a Spirit afirma que uma coisa foi mal compreendida: seu uso do sabão e do cartão-chave do hotel.

Na verdade, a empresa diz que agora está devidamente autorizada a usar o sabão, bem como uma ferramenta recém-criada que se assemelha a um cartão-chave. Ambos foram aprovados pelas autoridades de engenharia apropriadas na Boeing e documentados para uso sob os padrões da FAA como ferramentas de fábrica conhecidas como "auxiliares de oficina", de acordo com a Spirit.

"As pessoas olham para o cartão-chave do hotel ou para o sabão Dawn e pensam que isso é descuido", disse Joe Buccino, porta-voz da Spirit. "Na verdade, esta é uma abordagem inovadora para resolver de forma eficiente um auxílio de oficina."

Uma porta-voz da Boeing confirmou que a empresa aprovou o uso do sabão e da ferramenta do cartão-chave como auxílios de oficina. A FAA disse que não poderia comentar porque a auditoria fazia parte de sua investigação contínua em resposta ao episódio da Alaska.

Como parte da auditoria, funcionários da agência visitaram a fábrica da Spirit em Wichita, Kansas. Um aspecto do processo de fabricação que eles examinaram foi como a Spirit lidava com os plugues de porta, que substituem as saídas de emergência necessárias se um avião estiver configurado com um arranjo de assentos mais denso.

Em um momento, a FAA observou mecânicos da Spirit usando um cartão-chave de hotel para verificar uma vedação de porta, o que "não foi identificado/documentado/mencionado na ordem de produção", de acordo com um documento descrevendo algumas das descobertas da auditoria.

Os funcionários da Spirit disseram que o cartão-chave era usado para verificar a folga entre a vedação e o plugue da porta para garantir que não houvesse obstrução, rolamento ou aperto. Os trabalhadores haviam tentado anteriormente outras ferramentas que eram ou muito quebradiças ou não se dobravam o suficiente. Mas os engenheiros da Spirit descobriram que o cartão-chave, com cantos arredondados e exatamente a quantidade certa de flexibilidade, permitia verificar a folga sem danificar a vedação.

Após os trabalhadores da Spirit serem vistos usando o cartão-chave, os engenheiros da empresa desenvolveram uma ferramenta semelhante para que seus funcionários usassem no futuro. O novo dispositivo, que é verde e quadrado, destina-se a ser uma ferramenta de raspagem, mas a Spirit suavizou suas bordas serrilhadas e arredondou seus cantos.

Sean Black, diretor de tecnologia da Spirit, liderou o esforço para obter a aprovação da nova ferramenta para uso pela Boeing e devidamente documentada.

"Nossos trabalhadores rotineiramente encontram maneiras criativas de tornar o processo de construção de fuselagens mais eficiente", disse o Sr. Black. "Neste caso, os trabalhadores criaram a ferramenta de vedação da porta, que permite que nossas equipes testem as vedações da porta sem qualquer risco de degradação da vedação ao longo do tempo."

Depois havia a questão do sabão em pó.

Em outro ponto durante a auditoria, a FAA viu mecânicos da Spirit aplicando sabão líquido Dawn em uma vedação de porta "como lubrificante no processo de ajuste", disse o documento que descreve algumas das descobertas da auditoria. A agência também viu a vedação da porta ser limpa com um pano de queijo molhado para remover o sabão e detritos, segundo o documento, que disse que as instruções eram "vagas e pouco claras sobre quais especificações/ações devem ser seguidas ou registradas pelo mecânico".

Essas observações trataram do processo em que os trabalhadores garantem que a vedação seja instalada corretamente contra o batente da porta. O Sr. Buccino disse que o sabão Dawn era para garantir que não houvesse rasgos ou saliências quando a vedação estava sendo instalada. Ele disse que as propriedades químicas do sabão foram descobertas para não degradar a resiliência da vedação ao longo do tempo. A Spirit novamente trabalhou para obter a aprovação da Boeing para usar o sabão e para obtê-lo devidamente documentado.

Os trabalhadores da Spirit não chegaram ao sabão na primeira tentativa. O Sr. Buccino disse que outros produtos comuns foram usados no passado - incluindo vaselina, amido de milho e talco - mas que corriam o risco de degradar a vedação ao longo do tempo.