SAÚDE

Quantas vezes é normal fazer xixi por dia? Urologista esclarece

De acordo com especialista, a frequência normal é de cinco a oito vezes por dia a partir do consumo diário de 2 litros de água

Banheiro. Mulher usando o vaso sanitário com papel higiênico ao lado - Freepik

Uma das consequências de beber muita água diariamente é o aumento das visitas ao banheiro. Mas quanto é normal? Para quem consome cerca de 2 litros em 24 horas, é esperado que urine de cinco a oito vezes por dia, sendo considerado normal urinar uma a duas vezes durante a noite de sono.

De acordo com o urologista André Berger, especialista em câncer urológico e professor adjunto da Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos Estados Unidos, uma frequência urinária maior que esta merece atenção.

— Com relação a homens e mulheres, o aumento da frequência urinária e ardência, associados à micro-hematúria (presença de sangue na urina), principalmente nos pacientes fumantes, é preciso se preocupar ainda mais, já que pode ser um sinal também de câncer de bexiga — aponta o especialista.

 

Além disso, Berge faz a observação de que outros problemas de saúde podem levar ao aumento da micção. Os mais comuns são:

Diabetes mellitus não controlado;

Diabetes insipidus;

Tomar líquido em excesso;

Tomar medicamentos ou substâncias diuréticas (que aumentam a excreção de urina), como álcool ou cafeína;

Também podem causar um exNefrite intersticial (é uma inflamação que afeta os túbulos renais e os tecidos que circundam os rins) ou lesão renal resultante de anemia falciforme.

Condição que afeta homens a partir dos 40 anos
O urologista também ressalta para o risco da hiperplasia da próstata (um aumento da próstata não canceroso), condição que pode aparecer nos homens a partir dos 40 anos.

— Ela pode levar a uma obstrução urinária e o indivíduo urina com maior frequência. Além do jato fraco e esvaziamento incompleto da bexiga — Berger explica.

E quando é pouco xixi?
No entanto, poucas idas ao banheiro também pode ser um sinal de desidratação. Esta, que é causada pela baixa ingestão de água. Embora as principais recomendações digam para ingerir dois litros por dia, há estudos que sugerem que essa quantidade é excessiva para a maioria das pessoas. Neste caso, de 1,5 a 1,8 litros por dia, seria o suficiente.