Metrô

Linha Sul do Metrô do Recife deve retornar nesta sexta-feira (19); confira detalhes

A linha está sem funcionar desde as primeiras horas desta quinta (18) por problemas na rede aéreas na estação Imbiribeira

Linha Sul do Metrô do Recife passou a quinta-feira (18) fechada - Paullo Almeida/ Folha de Pernambuco

Parada desde o início desta quinta-feira (18), a Linha Sul do Metrô do Recife só deve retornar a partir das 5h desta sexta (19). A informação foi divulgada pela comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). 

Por meio de nota ainda na manhã desta quinta-feira (18), a companhia informou que a parada foi motivada por um problema na rede aérea nas proximidades da estação Imbiribeira.

No momento do ocorrido, logo na abertura das estações, um "trem estava sendo injetado" na Linha Sul.

Devido ao ocorrido, o veículo, que estava vazio, foi danificado com a falta de energia e ficou no meio da via. Com isso, a Linha Sul não abriu.

Transtorno 

No retorno para casa nesta quinta (18), a reportagem da Folha de Pernambuco foi até a Estação Recife e ouviu passageiras que relataram transtornos pela falta da Linha Sul.

Gerlaine Barros é recepcionista e utiliza a linha todos os dias no trajeto ao trabalho. Ela se surpreendeu no período da manhã quando chegou na estação Tancredo Neves que estava sem o metrô e atrasou uma hora para chegar no trabalho. "Foi bem complicado. Quando eu cheguei no Tancredo Neves não tinha metrô. Foi horrível".

Além da reclamação pela demora, a recepcionista reclamou da constante ausência de ar-condicionado na maioria dos vagões.

A mesma situação foi relatada pela analista Ewellyn Viana. Apesar de não utilizar a Linha Sul no dia a dia e fazer seu trajeto pela rota Centro-Jaboatão, ela passou dificuldades pela manhã e citou os problemas diários.

"A Linha Centro também estava muito lenta, foi mais de uma hora para passar. Quando eu cheguei na estação, tinha muita gente do lado de fora. Eu precisei pegar um Uber com meu colega para chegar no trabalho. O metrô está sempre muito lotado porque demora muito para passar e sempre quente. O ar-condicionado não funciona".

Quem sofreu para chegar no trabalho foi Joane Souza. Em um dia comum ela chega no trabalho às 8h e, com a paralisação da Linha Sul, só foi possível completar o caminho até Afogados às 10h45. A analista de marketing reclamou que a demora acontece em dias normais. "Tem muito atraso no intervalo entre os vagões. A gente compara com o Carnaval que vem um atrás do outro, mas para trabalhar o intervalo é longo e dificulta muito".

Melhorias 

Em contato com a Folha de Pernambuco, a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU informou que a companhia conta com um orçamento de R$ 5 milhões para reparar danos na maior parte da frota em até seis meses e possibilitar trens com ar-condicionado à população. 

Sobre os problemas atuais na climatização dos trens, a CBTU relatou que os carros mais antigos possuem dois ares-condicionados por vagão. Quando eles quebram, aquele vagão fica sem climatização. Já os trens mais novos têm climatização geral, distribuída para todos os vagões de uma só vez.