Futebol

Após atentado, Sport e Fortaleza se reencontram na Copa do Nordeste

Clubes se enfrentarão pela semifinal do torneio, novamente na Arena de Pernambuco

Sport 1x1 Fortaleza, na Arena de Pernambuco - Matheus Amorim/FEC

Que seja diferente do que foi há dois meses. Esse recado não é para o que aconteceu dentro de campo, mas sim para o que ocorreu fora. Se há algo unânime no reencontro entre Sport e Fortaleza, agora pela semifinal da Copa do Nordeste, na Arena de Pernambuco, é que o maior resultado estará em não repetir as imagens vistas no duelo pela primeira fase do torneio, no dia 21 de fevereiro, também em São Lourenço da Mata, quando o ônibus da delegação cearense foi atacado por vândalos de uma uniformizada dos rubro-negros

O Fortaleza garantiu vaga na semifinal ao golear o Altos por 5x0, no Castelão. A partida única terá mando do Sport, que fez melhor campanha na primeira fase. Se o jogo terminar empatado, a decisão vai para as penalidades. Na primeira fase, as equipes empataram em 1x1.

Após a ação que deixou seis atletas do Fortaleza feridos, incluindo o lateral-esquerdo Escobar, com trauma cranioencefálico, a Polícia Civil de Pernambuco passou a investigar o caso. 

As primeiras prisões ocorreram no dia 15 de março, com três homens detidos sob as acusações de tentativa de homicídio, associação criminosa, dano ao patrimônio e provocação de tumulto. Todos eram reincidentes, ou seja, já haviam participado de outros crimes. Um quarto suspeito foi preso no dia 19 do mês passado.

A Polícia Civil também identificou que o presidente e o vice-presidente da Torcida Jovem do Leão (TJL) foram os mandantes do ataque. A dupla foi presa de forma temporária por 30 dias.

No Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Sport inicialmente foi punido com oito jogos de portões fechados e multa de R$ 80 mil. 

Posteriormente, porém, o Sport teve a pena reduzida para quatro partidas. Os pernambucanos voltaram a ter torcida contra o Ceará, pelas quartas de final da Copa do Nordeste, na Arena de Pernambuco - a Federação Cearense de Futebol (FCF) tentou manter o embate de portões fechados, mas o STJD não acatou o pedido. Em campo, o Leão ganhou por 2x1.