Lula diz que deve se reunir nesta semana com Pacheco para debater pauta do Senado
Encontro deve ocorrer após chefe do Executivo conversar com Arthur Lira no fim de semana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que deve se reunir com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ainda esta semana. Lula esteve com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no fim de semana.
— Tentei falar com o Pacheco, na sexta-feira, me parece que ele tomou uma vacina contra dengue e não estava bem, e aí eu preferi não ligar no sábado e no domingo, mas eu pretendo conversar com o Pacheco, junto com o Jaques Wagner e com o líder Randolfe para a gente discutir a pauta do Senado. Isso é certo, e possivelmente aconteça essa semana — disse Lula em café com jornalistas nesta terça-feira.
Lula decidiu se aproximar do Congresso em meio a uma escalada da crise na articulação do governo. O auge foi o conflito entre Lira e o ministro Alexandre Padilha (Relações Internacionais), criticado publicamente pelo parlamentar.
Aliados e auxiliares diretos do presidente passaram a temer que os problemas na relação entre os Poderes se aprofundem, com risco de novas derrotas no Parlamento.
Interlocutores próximos ao presidente avaliam que o modelo em que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, negocia com Lira, enquanto Padilha trata com os líderes partidários, não funciona. A avaliação é que essa função exige agilidade e dedicação para discutir temas em tramitação no Congresso.