MUNDO

Guatemala apreende 1,3 tonelada de cocaína em contêiner vindo do Equador

Esta é a segunda grande apreensão de drogas nos últimos quatro dias no país

Drogas apreendidas na Guatemala: cartéis internacionais usam a América Central como ponte para o tráfico para México e Estados Unidos - Reprodução de vídeo

Autoridades guatemaltecas apreenderam, nesse domingo, 1,3 tonelada de cocaína transportada num contêiner. A carga chegou a um porto da costa pacífica do país vindo do Equador, informaram o Ministério Público e a polícia.

A droga foi localizada durante uma fiscalização em Puerto Quetzal, no departamento meridional de Escuintla, informou a promotoria, na rede social X.

Autoridades e polícia procederam à fiscalização do contêiner, carregado com tanques de plástico, “por suspeita de que pudesse transportar algum tipo de (artigo) ilícito”, acrescentou a instituição.

O carregamento apreendido, “do Equador”, equivale a “1.300 quilos de cocaína”, disse a polícia.

Esta é a segunda grande apreensão de drogas nos últimos quatro dias, depois de, na quarta-feira, a polícia ter localizado 826kg de cocaína escondidos em um caminhão, no nordeste do país.

 

Os cartéis internacionais usam a América Central como ponte para o tráfico de drogas para o México e Estados Unidos. Do total contrabandeado, 90% da cocaína que vai para esses países passa por aquela região, segundo Washington.