Jogos olímpicos

Medalhista em Tóquio 2021, Bruno Fratus anuncia que está fora dos Jogos Olímpicos de Paris

Velocista brasileiro conviveu com um série de lesões nos últimos anos

Bruno Fratus - Satiro Sodré/SS Press/CBDA

Um dos grandes nomes da natação brasileira nos últimos anos, medalhista de bronze nos 50 metros livre em Tóquio 2021 e um dos nadadores mais regulares de todos os tempos, Bruno Fratus anunciou nesta terça-feira (30), que não estará presente na seletiva brasileira olímpica de natação, que ocorre na próxima semana - seis a 11 de maio - e consequentemente fora dos Jogos Olímpicos. O atleta alegou não estar na melhores condições físicas, técnicas e psicológicas para o desafio. 

"Quem tem me acompanhado mais de perto tem visto que nesses últimos meses, eu venho lidando com lesões, cirurgias, muita fisioterapia e é inegável que tudo isso impactou na regularidade de treinos e competições", começou. 

Ainda segundo o nadador, nos últimos 18 meses, Bruno passou por quatro cirurgias, três no ombro direito e uma no joelho esquerdo, fato que lhe deixou longe das piscinas já por um longo período. Segundo ele, toda essa conjuntura impede que o medalhista olímpico e mundial esteja em um patamar competitivo adequado. 

"Tudo isso impossibilitou uma preparação que me colocasse em uma posição competitiva em Paris, a menos de 100 dias. Por mais difícil que seja, eu optei por não competir a seletiva olímpica semana que vem e consequentemente não estarei em Paris". 

Trajetória

Atualmente com 34 anos, Bruno Fratus começou na natação aos 11. O atleta teve algum destaque nas categorias de base, mas já foi no adulto que o nadador começou a despontar. Entre as principais conquistas da carreira, estão a medalha de bronze em Tóquio 2021, quatro medalhas em mundiais - três pratas e um bronze - e sete medalhas pan-americanas - cinco ouros e duas pratas.