ESQUEMA

Segurança da PM para show de Madonna terá reconhecimento facial com drones a partir das 6h

Equipamentos que começam a sobrevoar Copacabana na manhã de sábado

Palco para o show de Madonna no Rio de Janeiro - X/Reprodução

Os céus de Copacabana terão vigilância intensificada a partir 6h de sábado, dia em que o bairro receberá o megashow de encerramento da “The Celebration Tour” de Madonna. A partir deste horário a Polícia Militar começará a realizar o videomonitoramento da área com drones equipados com câmeras de reconhecimento facial. O equipamento permite cruzar as imagens captadas com um banco de dados que armazena dados de mais de cerca de 100 mil foragidos da Justiça. A operação dos drones está prevista para durar até as 6h do domingo.

O esquema de segurança anunciado — com emprego direto de 3,2 mil homens da Polícia Militar — contará ainda com um apoio de peso: uma equipe do Batalhão de Choque ficará de prontidão no 19º BPM (Copacabana) para entrar em ação com rapidez caso seja necessário. Outras equipes do Choque — Grupamento Especial Tático em Motopatrulhamento (Getem) — estarão em ação em pontos como a Avenida Princesa ISabel e nas imediações da Estação Siqueira Campos do Metrô.

No mar também haverá efetivo da PM em ação. A previsão inicial era de que a corporação teria uma embarcação e uma moto aquática em atuação coordenada com a Capitania dos Portos, mas diante da ausência de “luzes de navegação” no equipamento da corporação, o efetivo da PM será alocado em embarcações da Marinha do Brasil.

Durante o show, haverá campanha e emprego do programa de prevenção Patrulha Maria da Penha, com objetivo de coibir violência contra a mulher a cargo da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAE) da PM.

Confira abaixo tudo sobre o esquema de segurança para o show de Madonna: