Autismo

Federação Pernambucana de Futebol fecha parceria para facilitar a inclusão de autistas nos estádios

Acordo foi realizado com a Nuno Desenvolvimento, clínica especializada em tratamentos a crianças, jovens e adultos neurodivergentes

FPF e Nuno Desenvolvimento fecham parceria para facilitar a inclusão de autistas nos estádios - Divulgação

Um dia para somar forças e assegurar a inclusão de crianças e adolescentes autistas nas partidas de futebol. Esse foi o objetivo da parceria firmada entre a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e a Nuno Desenvolvimento, nessa quinta-feira (2), na sede da FPF, com a presença do presidente Evandro Carvalho e da diretora da Nuno, Cinthia Cardoso.

Inicialmente, a Federação fez a doação de um kit de equipamentos, incluindo abafadores, protetores auriculares e outros itens que vão auxiliar as pessoas autistas que forem assistir às partidas de futebol. Para Cinthia Cardoso, que conduz o projeto “Inclusão é Vida”, esse foi um grande passo para garantir a inclusão.

“Inclusão é um direito de todas e de todos. Estamos felizes com o comprometimento da Federação em nos ajudar a conquistar espaços para as pessoas autistas. Isso é fundamental para o progresso de toda a sociedade”, disse.

Durante o encontro, a FPF também se comprometeu a estudar a viabilização de espaços nos estádios e a melhoria da acessibilidade para pessoas com autismo. O objetivo é criar um ambiente acolhedor e seguro para que todos possam acompanhar as partidas de futebol com conforto e segurança. O presidente Evandro Carvalho ressaltou como surgiu a iniciativa.

"Este projeto surge em razão de abril ter sido dedicado ao Autismo no Brasil, proporcionando à Federação a oportunidade de se engajar neste projeto para viabilizar equipamentos e produtos para instituições que trabalham com crianças e adolescentes autistas", detalhou.

Além de crianças que fazem parte da Nuno Desenvolvimento, também estiveram presentes representantes da torcida Autistas da Ilha.