INFRAESTRUTURA

Recife: local onde ocorreu tragédia em 2019, em Dois Unidos, na Zona Norte, ganha Praça da Infância

Oitavo equipamento foi inaugurado na manhã deste domingo, no local onde sete pessoas morreram após deslizamento de barreira

Oitava Praça da Infância é entregue em Dois Unidos, Zona Norte do Recife - Foto: Hélia Scheppa/Divulgação

A oitava Praça da Infância, entregue na manhã deste domingo (5), no bairro de Dois Unidos, Zona Norte do Recife, transforma a comunidade. A Rua Bela Vista, no Córrego do  Morcego, deixa de lado a dor do luto para tornar-se um exemplo de luta por uma cidade melhor. A observação é do prefeito João Campos (PSB), ao lembrar a tragédia de 2019.

"Em um dia de sol como este, um cano da Compesa estourou, vitimando famílias, sete pessoas e sonhos. Me comprometi a fazer aqui um espaço para celebrar a vida e a leveza da vida", contou o prefeito João Campos.

O equipamento, construído em uma área sem uso, recebeu investimento de R$ 736 mil, incluindo infraestrutura, brinquedos e outros componentes. As obras foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e potencializam o local.

Além de ser utilizada por crianças, público-alvo do projeto, a praça tem o potencial de ser apropriada pelos demais moradores da região e pelos estudantes da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França.

Desníveis
Em um levantamento técnico para o reconhecimento da área, verificou-se a necessidade de trabalhar os acessos existentes, com enfoque na melhoria das condições do local em razão da existência de muitos desníveis. “Hoje estamos entregando à população um espaço com qualidade, feito depois de ouvirmos as pessoas”, afirmou o prefeito, homenageado pelos moradores com o boneco “Meu Prefeito”, que, ao som de miniorquestra, dançou frevo com o gestor, e passistas. 

João Campos acrescentou que a Prefeitura do Recife está elevando o padrão dos equipamentos públicos para que todos os recifenses tenham as mesmas oportunidades de diversão, lazer e desenvolvimento.

“Eu disse aqui de forma muito nítida que a gente não pode ter uma cidade que constrói um padrão em uma área mais rica e outro padrão em uma área mais humilde. A gente tem que fazer equipamento de qualidade na cidade inteira."

Uma das sobreviventes da tragédia, a dona de casa Alexsandra de França Silva, 51 anos, perdeu o filho Emanuel Henrique, 25, a nora, Érica Virgínia, 19, e o neto recém-nascido, Érick Júnior, de dois meses.

"Tenho muita saudade, mas hoje estou com o coração aliviado por saber que ao sair de casa vou ver outra imagem. Em vez de casas destruídas e pela metade, vou encontrar muitas crianças brincando. Nunca mais quero ver isso aqui nem em canto nenhum", relatou a dona de casa Alexsandra.


Também participaram da entrega de ontem o secretário de Educação, Fred Amancio, a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, os vereadores Carlos Muniz, Felipe Francismar e Hélio Guabiraba, todos do PSB, além de líderes comunitários e moradores da região.


Inovação urbana
A Praça da Infância do Córrego do Morcego também recebeu quatro painéis de arte urbana por meio do programa Colorindo o Recife, realizado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana. Os grafiteiros Caju, Cardeal, Chico Tadeu e Fábio Maia, credenciados ao programa, criaram murais que celebram a infância e ressaltam a importância das brincadeiras de rua. 

As obras homenageiam brinquedos tradicionais como o telefone de lata e o carrinho de rolimã, resgatando a nostalgia das brincadeiras de antigamente. Além disso, a escadaria que dá acesso à praça foi pintada com elementos lúdicos para proporcionar uma experiência pedagógica urbana, incentivando a interação das crianças com a cidade.

As Praças da Infância já existem nos bairros da Encruzilhada, Zona Norte; Compaz Miguel Arraes (na Madalena) e San Martin, na Zona Oeste; Ibura, Entra Apulso (comunidade em Boa Viagem), na Zona Sul; Tejipió e Madalena, na Zona Oeste da cidade..