BRASIL

COP30: Lula anuncia investimento de Itaipu em revitalização de Belém para receber cúpula do clima

Hidrelétrica doará R$ 1,3 bilhão para obras na capital paraense

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Ricardo Stuckert / PR

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (6) um investimento de R$1,3 bilhão da Itaipu Binacional para melhoria da infraestrutura de Belém (PA), que receberá a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a COP 30, em 2025. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a participação na cerimônia de última hora para participar de reuniões sobre as ações no Rio Grande do Sul.

Entre as áreas contempladas, estão aprimoramento da infraestrutura viária, coleta de esgoto, pavimentação, iluminação e equipamento de controles de tráfego.

Belém se prepara para receber cerca de 100 delegados para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP-30, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. A cidade enfrenta vários problemas em vários setores e entre eles, de saneamento básico.

Durante a cerimônia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, prestou solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul e destacou que obras como as que serão feitas em Belém ajudam a prevenir desastres naturais, como os que atingem a região sul do país.

— Neste momento prestar absoluta e total solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul. Este ato aqui de preparação da COP e a COP, essencialmente, têm tudo a ver com a prevenção a esse tipo de evento — afirmou, completando: — (O investimento) é mais importante ainda para população que passará a ter uma cidade mais sustentável e com infraestrutura que previne prejuízos para a população, principalmente a população mais pobre.

O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou que o governo não quer fazer uma COP com "grandes prédios e avenidas", mas sim com "grandes rios e florestas".

— Não queremos fazer a COP como fez Dubai, com seus grandes prédios, as suas grandes avenidas. Quem queria hotel seis estrelas, hotel dos mais altos níveis globais. Quem queria prédio de 50, 70 andares teve a oportunidade de viver essa experiência no ano passado, em Dubai. Agora quem quiser ver os grandes rios, as grades árvores e ver os povos da floresta será em Belém do Pará a COP das florestas, a maior experiência ambiental de todas as COP.