Mundo

Israel e Hamas "deveriam ser capazes" de estabelecer um cessar-fogo

O porta-voz do Conselho também disse que espera que um acordo final seja realizado "muito em breve"

Um menino palestino ferido aguarda tratamento no hospital do Kuwait após os ataques israelenses em Rafah - AFP

A Casa Branca espera que Israel e Hamas consigam resolver as diferenças persistentes nas negociações de trégua, disse um porta-voz nesta terça-feira (7), acrescentando que o governo israelense lhe disse que a sua operação militar em Rafah, no Sul da Faixa de Gaza, era “limitada”.

"Uma avaliação detalhada das posições dos dois lados sugere que eles deveriam ser capazes de resolver as diferenças remanescentes, e faremos tudo o que pudermos para apoiar este processo", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.
 

Kirby também disse que espera que um acordo final seja realizado "muito em breve" nas negociações no Cairo (Egito) e saudou o fato de todas as partes envolvidas terem enviado delegados.

Em relação à operação militar israelense no sul da Faixa de Gaza, Kirby observou que, segundo Israel, o objetivo era cortar o fornecimento de armas ao Hamas.

A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional reiterou que Washington ainda se opõe a uma "grande" invasão terrestre em Rafah, e quer que a passagem para a ajuda humanitária na fronteira egípcia, fechada pelo Exército israelense, seja reaberta "o mais rápido possível ".