Governo do Peru revela que presidente Boluarte passou por "doença pulmonar grave"
A presidente enfrenta um escândalo relacionado a relógios de luxo que não foram incluídos em sua declaração de bens
A presidente do Peru, Dina Boluarte, passou por uma "doença pulmonar grave" durante o fim de semana, da qual já está se recuperando, revelou o governo nesta quarta-feira (8).
"Posso informar que a presidente da República vem se recuperando, encontra-se ainda convalescente de uma doença pulmonar grave", disse o porta-voz e chefe de gabinete, Gustavo Adrianzén, em coletiva de imprensa.
O governo não havia informado sobre a complicação de saúde da mandatária de 61 anos, que desde segunda-feira cumpriu vários atos oficiais.
"No último fim de semana, a senhora presidente precisou ser atendida por médicos [...] Felizmente já se encontram em franco processo de recuperação", insistiu Adrianzén, respondendo às críticas sobre a suposta ausência de Boluarte.
A presidente enfrenta um escândalo relacionado a relógios de luxo que não foram incluídos em sua declaração de bens.
No âmbito da investigação, o Ministério Público fez buscas em março em sua residência e no escritório presidencial à procura das joias que, segundo a presidente, pertencem a um governador que as emprestou.
As investigações por "suposta prática do crime de enriquecimento ilícito e omissão de declaração em documentos" começaram em 18 de março, após uma revelação jornalística.
Se o Ministério Público decidir acusá-la, Boluarte só será levada a julgamento no final de seu mandato em julho de 2026, conforme estabelece a Constituição.
Dina Boluarte assumiu a presidência em dezembro de 2022, substituindo o destituído Pedro Castillo, que está preso por sua tentativa fracassada de dissolver o Congresso.