Número de mortos pela tragédia no RS sobe para 107; 136 pessoas estão desaparecidas
Um óbito está sendo investigado
O número de mortes em razão das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul subiu de 100 para 107, de acordo com o mais recente balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (9). Um óbito está sendo investigado.
No estado, 136 pessoas estão desaparecidas e 374, feridas. Até o momento, foram contabilizadas 232, 1 mil moradores fora de casa. Desse total, 67. 542 estão em abrigos e 164.583, desalojados, ou seja, na casa de familiares e amigos.
Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 425 foram atingidos pelo temporal, que afetou 1,476 milhões de pessoas.
Segundo o vice-governador do RS, Gabriel Souza, o estado já vem contando com a ajuda do Governo Federal e defendeu que os valores mensais pagos pela dívida do Rio Grande do Sul com a União sejam aplicados na reconstrução da infraestrutura gaúcha.
Em meio aos resgates dramáticos de vítimas das enchentes, Souza também criticou os disseminadores de fake news e anunciou que o estado vai tomar providências legais contra eles. "Tivemos que montar uma força-tarefa só para combater fake news", frisou.
O vice-governador do Rio Grande do Sul também lamentou a necessidade de deslocar policiais de operações de resgate para o combate de crimes, como vandalismo, saques, assaltos e casos de violência sexual em abrigos.