DESLOCAMENTO

Governo anuncia malha emergencial com com até 116 novos voos para aeroportos no RS e SC

Número de passageiros que podem ser transportados vai ser ampliado em 13 mil

Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi inundado após as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul - Redes Sociais/Reprodução

Com o fechamento do aeroporto de Porto Alegre e sem previsão de reabertura das operações devido às enchentes do Rio Grande do Sul, o governo federal anunciou, nesta quinta-feira (9), uma malha aérea regional para retomar os voos no estado.

Serão utilizados cinco aeroportos regionais no Rio Grande do Sul: Pelotas, Santo Angelo, Uruguaina, Passo Fundo, Caxias do Sul. Além de Jaguaruna (SC) e o terminal de Florianópolis (Santa Catarina). Também as bases aéreas de Canoas e de Santa Maria (RS).

Veja a distribuição de voo:

Canoas: 35 semanais Caxias do Sul: 25 voos semanais Santo Angelo: 2 voos semanais Passo Fundo: 16 voos semanais Pelotas: 5 semanais Santa Maria: 2 semanais Uruguaiana: 3 semanais Florinópolis: 21 semanais Jaguaruna: 7 voos semanais

Esses aeroportos poderão receber voos comerciais, regulares e da aviação geral e de cargas. No caso dos terminais regionais, a venda de passagens pelas companhias começa nessa sexta-feira. Mas as partidas de outros estados são restritas a São Paulo, Congonhas, Guarulhos e Campinas) e Curitiba, na primeira fase do plano.

No caso das bases aéreas, como de Canoas, por exemplo, a Fraport, atual concessionária do aeroporto de Porto Alegre, terá que montar toda estrutura para receber a aviação civil.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o plano prevê a ampliação de 13 mil assentos na região, podendo chegar a 20 mil passageiros por semana em 116 voos. Atualmente, a capacidade é de 7 mil passageiros só no RS. Para se ter um ideia, o aeroporto de Porto Alegre recebe 100 mil passageiros por semana.

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Jurema Monteiro, disse que Azul, Latam e Gol já realizam voos para os aeroportos regionais que terão as operações ampliadas.

— A partir de amanhã os voos já estarão disponíveis do interior do estado para que as passagens possam ser compradas — afirmou o ministro.

Ele destacou que a Fraport assumiu a operação na Base de Canoas, que passará a receber cinco voos diários, somando 35 por semana. Mas ainda não há previsão de venda de passagens porque depende da preparação da logística do terminal.