MEIO AMBIENTE

Manifestantes anti-Tesla tentam invadir fábrica de Elon Musk, na Alemanha; veja vídeo

Vídeos que circulam nas redes mostram dezenas de pessoas vestindo preto correndo nos arredores da fábrica

Manifestantes anti-Tesla tentam invadir fábrica na Alemanha - reprodução/vídeo

Manifestantes anti-Tesla tentaram invadir fábrica da empresa do bilionário Elon Musk, na Alemanha, nesta sexta-feira (10). Os ativistas, que se opõem aos planos de expansão da fabricante de carros elétricos no país, entraram em confronto com policiais na tentativa de entrar nas instalações na cidade de Grünheide.

O grupo Disrupt Tesla reuniu cerca de 800 pessoas no ato. A organização afirma que a expansão da empresa seria danosa ao meio ambiente.

Vídeos que circulam nas redes mostram dezenas de pessoas vestindo preto correndo nos arredores da fábrica. Veja abaixo:



"Estamos aqui hoje para chamar a atenção para a fábrica da Tesla em Grünheide pela destruição ambiental", disse Ole Becker, porta-voz do Disrup Tesla, à agência de notícias Reuters.

Ainda segundo Becker, o objetivo do grupo é chamar também atenção para a exploração de lítio, usado nas baterias dos carros elétricos da empresa, em países da América do Sul, como Argentina e Bolívia.

De acordo com o jornal alemão Bild, os policiais usaram spray de pimenta e cassetetes durante o confronto com os manifestantes. Uma mulher teria ficado ferida, assim como três policiais.

A polícia alemã confirmou a tentativa do grupo de invadir a área da fábrica. Vários manifestantes foram detidos durante o ato, e veículos da marca que estavam em um armazém próximo foram danificados pelos manifestantes, ainda segundo a polícia.